difusão científica Seminários e Agenda Complexidade Socioespacial e Subjetividades Emergentes na Periferia Urbana
Complexidade Socioespacial e Subjetividades Emergentes na Periferia Urbana
O pesquisador pós-doutorando no CEM/Cepid, Matthew Richmond, apresentará o seminário "Complexidade Socioespacial e Subjetividades Emergentes na Periferia Urbana". O evento integra a série de seminários CEM realizados por pesquisadores pós-doutorandos na USP.
Resumo: Durante as últimas duas décadas as periferias urbanas do Brasil têm se tornado cada vez mais socialmente heterogêneas e espacialmente complexas. Essas tendências se devem às transformações sociais e económicas estruturais, à implementação de diversas políticas públicas oriundas de diferentes níveis de governo, e à influência crescente de uma gama de atores não estatais, como as ONGs, as igrejas, os movimentos sociais e culturais, e os grupos armados. Apresentando os resultados de uma pesquisa etnográfica realizada num bairro periférico da Zona Leste de São Paulo, este seminário pretende explorar a questão de como a formação de subjetividade dos moradores periféricos se desdobra no contexto de tal complexidade socioespacial.
Biografia de Matthew Richmond: Pós-doutorando no CEM, com bolsa da FAPESP. Ele é PhD em Geografia pelo King’s College de Londres, com mestrado em Ciências Sociais pela University of Cambridge e graduação em História, pela London School of Economics. Também trabalhou por dois anos como Consultor de políticas públicas urbanas no Reino Unido. Sua área de pesquisa abrange a governança urbana, as dinâmicas de transformação social e econômica, e a formação de subjetividades nas metrópoles contemporâneas.
PÓS-EVENTO
O pesquisador pós-doutorando no CEM/Cepid, Matthew Richmond, apresentou o seminário "Complexidade Socioespacial e Subjetividades Emergentes na Periferia Urbana". O evento integra a série de seminários CEM realizados por pesquisadores pós-doutorandos na USP.