difusão científica Seminários e Agenda Desigualdades de Oportunidades e Resultados Educacionais entre os Jovens Brasileiros
Desigualdades de Oportunidades e Resultados Educacionais entre os Jovens Brasileiros
O Centro de Estudos da Metrópole promove no final da tarde do dia 28 de maio, das 17h30 às 19h30, o seminário com a pesquisadora e professora Letícia Marteleto “Desigualdades de Oportunidades e Resultados Educacionais entre os Jovens Brasileiros”. O evento acontece na Cidade Universitária, na FFLCH, prédio das Ciências Sociais e da Filosofia, sala 8 e é aberto a todos os interessados sem necessidade de inscrição prévia.
Resumo
O Brasil passou por importantes mudanças sociais, econômicas e demográficas nas últimas décadas. Houve também ganhos sem precedente na escolaridade dos adolescentes e jovens brasileiros. Entretanto, importantes desigualdades de resultados e de oportunidades educacionais persistem. Em um conjunto de artigos publicados recentemente a pesquisadora analisa desigualdades educacionais relativas a raça/cor (Marteleto 2012), ao tamanho da família (Marteleto e Souza 2012, 2013), à origem social (Marteleto et al. 2012) e à idade materna (Marteleto e Dondero 2013). Utilizando dados das PNADs de 1977 a 2012 e metodologias de gêmeos, "fixes effects" e variáveis instrumentais, nesse conjunto de artigos também aborda temas como a identificação de cor e suas consequências, mudança demográfica, e trabalho adolescente. Seguindo um dos meus últimos trabalhos (Marteleto e Dondero 2014), apresentará a metodologia desenvolvida para a identificação da associação cor-resultados educacionais no Brasil que leva em conta unobserved heterogeneity, um problema raramente considerado de maneira adequada na literatura sobre o tema.
Papers disponibilizados pela expositora pode ser baixados aqui:
- The Changing Impact of Family Size on Adolescents’Schooling: Assessing the Exogenous Variation in Fertility Using Twins in Brazil, Letícia J. Marteleto & Laetícia R. de Souza.
- Educational Inequality by Race in Brazil, 1982–2007: Structural Changes and Shifts in Racial Classification, Leticia J. Marteleto
Perfil
A pesquisadora Letícia Marteleto é doutora em Sociologia com especialização em Demografia pela Universidade de Michigan. Atualmente é Professora Associada (tenured) do Departamento de Sociologia da Universidade do Texas-Austin onde também é afiliada ao Population Research Center e ao Teresa Lozano Long Institute of Latin American Studies (LLILAS). É coordenadora, pelo lado norte-americano, do projeto “Educational inequalities, work transitions and social inequalities in Brazil”, uma cooperação que reúne o Centro de Estudos da Metrópole, o Departamento de Sociologia da USP e a Universidade do Texas-Austin, recentemente aprovada pela FAPESP. Sua pesquisa centra-se nos temas de desigualdade educacional, demografia social e transições a vida adulta no Brasil e na África do Sul. Artigos recentes publicados aparecem nos periódicos Demography, Demographic Research, Sociology of Education, Research in Social Stratification and Mobility e Social Forces. Antes de ingressar na Universidade do Texas-Austin foi professora da Universidade de Michigan e consultora residente da Organização das Nações Unidas em Nova York.
Serviço
Evento: Seminário CEM - Desigualdades de Oportunidades e Resultados Educacionais entre os Jovens Brasileiros
Quando: Final da tarde de 28 de maio (quarta-feira), das 17h30 às 19h30)
Onde: FFLCH/USP, Prédio das Ciências Sociais e da Filosofia, sala 8. Av Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária.
Aberto a todos os interessados sem necessidade de inscrição prévia
PÓS-EVENTO
O Centro de Estudos da Metrópole promoveu, o seminário internacional com Letícia Marteleto (Population Research Center/Teresa Lozano Long Institute of Latin American Studies e Universidade do Texas-Austin): Desigualdades de Oportunidades e Resultados Educacionais entre os Jovens Brasileiros.