difusão científica Seminários e Agenda Desigualdades e diferenças no Brasil: as perspectivas indígena e quilombola

Desigualdades e diferenças no Brasil: as perspectivas indígena e quilombola

05/12/2014 9:30

Seminário CEM, CEBRAP e CPEI-UNICAMP

Objetivos

Tendo por base o projeto “Desigualdades e Diferenças no Brasil a partir de uma perspectiva étnico-racial: as situações indígenas e quilombolas”, desenvolvido inicialmente pela parceria Cebrap e Christian Aid, o objetivo deste seminário é discutir aspectos teóricos e metodológicos envolvidos no desafio de (re)ler o debate sobre desigualdade no Brasil desde as perspectivas indígena e quilombola. O desafio consiste tanto em  introduzir nos estudos sobre esses povos e comunidades uma abordagem que, se em princípio aparenta etnocêntrica, mas justifica-se cada vez mais em função dos processos de migração e urbanização vividos por esses povos e comunidades, quanto pela extensão sobre eles de políticas públicas universais, como  as de escolarização e de ‘combate à pobreza’. Nosso suposto é que os problemas encontrados na investigação das situações indígena e quilombola podem ser iluminadas por e iluminar pesquisas interessadas tanto na relação entre desigualdade e diversidade, entre economia, política e cultura, quanto aquelas que utilizam cruzamento de métodos entre níveis  micro e macro, quanti e quali.

Organizadores: José Maurício Arruti (Unicamp); Marta Maria Azevedo (Unicamp); Monika Dowbor (CEM/Cebrap) e Thais Tartalha Lombardi (CEM/Cebrap)

Abertura: Marta Arretche (CEM/Cebrap/USP)

Parte 1 – Contribuições  teóricos-analíticas – experiências, comparações e contribuições

9h40 – 12h30  (com 20 minutos para o coffee-break)

Apresentação da  pesquisa e dos seus aspectos teóricos
José Maurício Arruti (Unicamp)
Monika Dowbor (CEM/Cebrap)

Debatedores(as):
Marta Arretche (CEM/Cebrap/USP)
Patrícia Birman (UERJ)
Ronaldo Almeida (Cebrap/Unicamp)

12h – 14h Almoço

Parte 2 - Aspectos metodológicos – Avanços e desafios

14h00 - 17h00 - (com 15 minutos para o coffee-break)

Apresentação da metodologia do projeto:
Thais Tartalha Lombardi
Daniel Waldvogel Thomé da Silva

Debatedores (as):
Márcia Lima (Cebrap/USP)
Eduardo Cesar Marques (CEM/Cebrap/USP)
Alexandre de Freitas Barbosa (Cebrap/USP)

Informações gerais
Local: FFLCH/USP - Prédio da Filosofia e das Ciências Sociais,  Sala 24.
Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária.
Data:  5/12/2014 (sexta-feira), das 9h30 às 17 horas.

Fotos do evento:

PÓS-EVENTO

O seminário aconteceu na FFLCH/USP, no Prédio da Filosofia e das Ciências Sociais, Cidade Universitária.

voltar para seminário e agenda