difusão científica Seminários e Agenda É tudo pessoal? Explicando preferências por políticas através de insegurança econômica

05/08/2015

SEMINÁRIO É TUDO PESSOAL? EXPLICANDO PREFERÊNCIAS POR POLÍTICAS ATRAVÉS DE INSEGURANÇA ECONÔMICA

Fotos do evento:

PÓS-EVENTO

No seminário promovido pelo CEM e pelo Departamento de Ciência POlítica da USP, a professora Christine Lipsmeyer (Texas A&M University) apresentarOU seu projeto de pesquisa, que está em andamento, em colaboração com Mallory Compton. Trata-e de pesquisa sobre como a insegurança econômica dos indivíduos influencia suas preferências de políticas públicas, levando em conta o contexto político em que criam tais preferências. O projeto utiliza os Surveys ISSP de 1996 e 2006. Inclui: Austrália, Canadá, França, Alemanha, Noruega, Espanha, Suécia, Grã Bretanha e os Estados Unidos.  O estudo se apoia em uma combinação dos dados sobre insegurança individual (desemprego ocupacional, usando o método Iversen e Soskice), insegurança macroeconômica  (índice nacional de desemprego) e insegurança institucional (Centre for the Study of Living Standards, Osberg and Sharpe 2014). Com base nestes dados, projeto examina em que medida a insegurança individual e nacional influencia as políticas de combate ao desemprego. O evento aconteceu na FFLCH/USP, Cidade Universitária.

voltar para seminário e agenda
fapesp
cepid