difusão científica Seminários e Agenda “Etnografias Urbanas: experiência e exercício”
“Etnografias Urbanas: experiência e exercício”
O Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) e o Núcleo de Pesquisas Urbanas Na Margem, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizam, de 17 a 20 de setembro, na sede do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), em São Paulo, o curso “Etnografias Urbanas: experiência e exercício”. Estão programas aulas teóricas e atividades práticas de observação etnográfica, registro em diário de campo, organização do material produzido e escrita de um texto etnográfico preliminar.
Foto: Cecília Bastos - USP Imagens
O objetivo é oferecer aos participantes a oportunidade para que realizem um exercício etnográfico em todas as suas etapas e reflitam sobre cada uma delas. O curso será aplicado pelos professores Luana Motta e Gregório Zambon. Veja abaixo a ementa, a descrição das atividades e a bibliografia, a ser disponibilizada digitalmente aos inscritos. A proposta é que a atividade de campo seja planejada no primeiro dia (17/09) e realizada no segundo dia do curso (18/09).
O curso terá 40 vagas, será gratuito e aberto ao público em geral. O link para acessar o formulário de inscrição é https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd6UgMTgRJ4WRR-Gxy_n0CEFyTKH17PIbWIe0EitWITlvnX9A/viewform. As inscrições serão encerradas quando atingir o limite de 40 inscritos.
O curso será realizado no Cebrap, localizado na Rua Morgado Mateus, 615, Vila Mariana, São Paulo.
Sobre os docentes:
Luana Motta – professora do departamento de sociologia da UFSCar, coordenadora do NaMargem e pesquisadora do CEM. Tem se dedicado à compreensão do conflito urbano brasileiro a partir de pesquisas sobre as práticas e presenças estatais em territórios de pobreza, notadamente aquelas voltadas para segurança, violência e juventude.
Gregório Zambon – doutorando em Ciências Sociais na Unicamp, é bacharel e licenciado em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Sociologia pela UFSCar. Também é pesquisador do CEM e membro do NaMargem. Vem desenvolvendo pesquisas na periferia de São Paulo, com foco em questões como dinheiro e valor, legalismos e ilegalismos, regulação de mercados e produção e reprodução de desigualdades.