difusão científica Seminários e Agenda A "família" pode ser uma política pública?

A "família" pode ser uma política pública?

16/06/2023 - 16/06/2023

Convidamos a todxs para o próximo Seminário CEM "A "família" pode ser uma política pública? - Apontamentos iniciais sobre a experiência do governo Bolsonaro e o que herdamos dela", com Marília Moschkovich, professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). O evento será realizado apenas no formato presencial, na Sala 118 do Prédio das Ciências Sociais da FFLCH-USP, com início às 14h30. O seminário terá comentários de Beatriz Rodrigues Sanches, professora substituta do Departamento de Ciência Política da FFLCH, e moderação de Renata Bichir, pesquisadora do CEM-Cepid/Fapesp e professora de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH).

Resumo da apresentação:

"No governo de Jair Bolsonaro, a categoria 'família' foi mobilizada discursivamente na construção de novas políticas públicas, no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Nesse contexto, a família ocupava um lugar duplo, sendo apresentada ora como sujeito-alvo das políticas públicas 'pró-família', como se a família fosse um sujeito cujo direito humano deve ser protegido; ora como via de solução para outros problemas sociais, como na aposta feita pelo programa Famílias Fortes na educação parental como caminho para reduzir uso de drogas ou gestações na adolescência. A apresentação traz apontamentos iniciais de uma pesquisa que se debruça sobre o caso do programa Famílias Fortes para refletir acerca de seus impactos para a concepção do que poderia ou não ser uma política pública e qual seu alcance. Ao final, traz perguntas voltadas ao novo contexto do Ministério de Direitos Humanos para pensar efeitos da experiência bolsonarista na construção política posterior ligada à ideia de 'família'."

Fotos do evento: