difusão científica Seminários e Agenda Formuladores de políticas com simulações disponíveis na web - desenhando igualdades na Educação no Brasil

Formuladores de políticas com simulações disponíveis na web - desenhando igualdades na Educação no Brasil

30/11/2015

O pesquisador do CEM, Davoud Taghawi-Nejad (Doutor em Complexity Economics and Creativity pela Università degli Studi di Torino e Pós-Doutorando CEM/Fapesp) realizará um seminário abordando a comunicação de pesquisas junto a formuladores e gestores de políticas públicas. O evento, parte da série de seminários com pós-doutorandos CEM/Cepid, foi realizado na FFLCH.

Resumo: Ainda que as desigualdades de renda tenham declinado rapidamente no Brasil, muito pouco é conhecido sobre a igualdade na prestação de serviços. Para testar as políticas que buscam aumentar a igualdade na distribuição de serviços na educação, o pesquisador criou um Agent-Based Model (ABM) que simula os gastos com educação nos níveis nacionais, estaduais e municipais. Ele mostrou em sua apresentação que a política corrente atual, de redistribuir 80% de cada orçamento para educação do município centralizado no nível estadual, tem um efeito positivo na igualdade. O pesquisador nota que um aumento na centralização eleva a igualdade distributiva, mas com retornos decrescentes. O expositor apresentou um gráfico que mostra a correspondência entre centralização e igualdade na prestação de serviços. 

Fotos do evento:

PÓS-EVENTO

O pesquisador do CEM, Davoud Taghawi-Nejad (Doutor em Complexity Economics and Creativity pela Università degli Studi di Torino e Pós-Doutorando CEM/Fapesp) realizou um seminário abordando a comunicação de pesquisas junto a formuladores e gestores de políticas públicas. O evento, parte da série de seminários com pós-doutorandos CEM/Cepid, foi realizado na FFLCH.

O paper referente à pesquisa relativa a este seminário pode ser baixado aqui. Para acessar o sotfware desenvolvido pelo pesquisador clique aqui.

Palavras-chave: Agent-Based Modeling, Sistema Educacional brasileiro; Igualdade na prestação de serviços

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