difusão científica Seminários e Agenda Investimento social e políticas urbanas no Brasil
Investimento social e políticas urbanas no Brasil
Nesta sexta-feira, Eduardo Rios Neto e Eduardo Marques fazem seminário sobre investimento social e políticas urbanas no Brasil
Eduardo Rios Neto, titular do Departamento de Demografia e pesquisador do Cedeplar (Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional de Minas Gerais)/UFMG, falará sobre as perpectivas do investimento social no país. Eduardo Marques, pesquisador do CEM (Centro de Estudos da Metrópole) e livre-docente da Universidade de São Paulo, vai abordar as perspectivas das políticas urbanas no Brasil.
O encontro terá início às 10h30, na sede do CEM/Cebrap, à rua Morgado de Mateus, 615, Vila Mariana, em São Paulo.
Na sexta-feira passada, dia 7, foi a vez de o pesquisador Alvaro Comin e sua equipe apresentarem o seminário Centralidade, diversidade e especialização: Distinguindo territórios econômicos. O paper discute como o caso de São Paulo pode contribuir para a investigação internacional sobre o papel econômico das grandes concentrações urbanas. Um dos principais argumentos do trabalho é o de que não se pode entender a dinâmica das grandes cidades, pelo menos em países como o Brasil, sem tomar como referência seus contextos nacionais.
Analisando dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), compilados pelo Ministério do Trabalho, um exercício do grupo de pesquisa colheu indicações de que em termos econômicos São Paulo é ao mesmo tempo especializada e diversificada: tem concentração em determinados setores acima da média de outras áreas metropolitanas, mas também tem força econômica em setores variados.
O seminário foi apresentado por Comin e por integrantes da equipe, que conta com Maria Carolina Vasconcelos Oliveira, Carlos Torres-Freire, Alexandre Abdal e Bruno Komatsu.
Para ler o texto discutido no seminário da semana passada, clique aqui.