difusão científica Seminários e Agenda Movimento e Políticas LGBTI+ em uma Perspectiva Multinível

Movimento e Políticas LGBTI+ em uma Perspectiva Multinível

30/10/2022 - 30/10/2022

Matheus Mazzilli Pereira, pós-doutorado pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) e professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), apresenta no próximo Seminário CEM o tema "Movimentos Sociais e Circulação de Políticas Públicas: Movimento e Política LGBTI+ em uma Perspectiva Multinível". O evento será no dia 30 de setembro, às 14h, e terá como comentarista Osmany Porto de Oliveira, professor do curso de Relações Internacionais e coordenador do Laboratório de Políticas Públicas Internacionais (Laboppi) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A moderação é de Renata Bichir, coordenadora da Área de Pesquisa do CEM-Cepid/Fapesp e professora do curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

O seminário traz a pesquisa em que Pereira procura identificar atores e mecanismos que atuaram para a circulação de políticas para LGBTI+ entre unidades e níveis da federação no Brasil. Ele analisou o processo de circulação de duas políticas para LGBTI+: os centros de referência LGBTI+ e o chamado “tripé da cidadania”, demanda do movimento que consistia na construção de um órgão, um conselho e um plano de políticas para LGBTI+ pelas administrações públicas. A circulação dessas políticas foi examinada em cinco unidades de observação: o Governo Federal, o governo do estado do Rio de Janeiro e os governos municipais de São Paulo, Campinas e Fortaleza.

Seu principal argumento sugere que o movimento LGBTI+ foi essencial para a circulação dessas políticas. Pereira discute como ativistas de movimentos sociais e que atuaram na gestão pública ou em partidos políticos construíram o que o pesquisador denomina de uma “arquitetura de ativismo multinível”, que lhes permitiu contribuir para a circulação das políticas para LGBTI+ entre unidades e níveis da federação. "Essa 'arquitetura de ativismo multinível' foi composta redes de interação informal situadas simultaneamente em múltiplos níveis, organizações que formalizaram e rotinizaram essas relações, arenas de interação que reuniram atores de diferentes níveis e deslocamentos de atores que provocaram sua mobilidade de um nível a outro", aponta ele no artigo que irá servir de base para a apresentação e discussão e que pode ser acessado aqui

O seminário será transmitido ao vivo pela página do CEM no Youtube. Comentários e perguntas podem ser enviados pelo chat e serão retransmitidos para a moderação do evento. Para assistir, basta aguardar na página do CEM no Youtube no dia e horário do seminário.