difusão científica Seminários e Agenda Novas faces da vida nas ruas
Novas faces da vida nas ruas
O objetivo do seminário, promovido pelos Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid), é apresentar o recém lançado livro "Novas faces da vida nas ruas" (EdUFSCar/CEM), além de debater as propostas de pesquisa junto a profissionais que trabalham no atendimento a essa população e representantes de movimentos de população em situação de rua da sociedade civil, pesquisadores e acadêmicos.
PÓS-EVENTO
O objetivo do seminário, promovido pelos Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid), foi de apresentar o recém lançado livro "Novas faces da vida nas ruas" (EdUFSCar/CEM), além de debater as propostas de pesquisa junto a profissionais que trabalham no atendimento a essa população e representantes de movimentos de população em situação de rua da sociedade civil, pesquisadores e acadêmicos.
Os organizadores Taniele Rui (Unicamp e Cebrap), Mariana Martinez (UFSCar e CEM) e Gabriel Feltran (UFSCar e CEM) apresentaram as linhas gerais da publicação que, conforme Feltran destacou se constitui num diálogo entre as ciências sociais e os profissionais que atuam com as políticas públicas e de atendimento de instituições não governamentais. O debate proposto, para ele inclui a política social e também outras temáticas relativas ao conflito urbano e acrescentou que existe uma espécie de colonização do tema do morador de rua pelo outro tema, das drogas. Os organizadores do livro ressaltaram o fundamento do trabalho foi o contato com quem está na rua.
Posteriormente os debatedores convidados apresentaram alguns comentários tendo em vista as perspectivas de cada um: Heitor Frúgoli (Professor do Depto Antropologia, da USP); Davi Benetti (redutor de danos e coordenador do Consultório na Rua São Bernardo do Campo); Alderon Costa (Ouvidor da Defensoria Pública do Estado de São Paulo) e Anderson Miranda (liderança do Movimento Nacional Pop Rua).
A coletânea com 13 capítulos "Novas faces da vida nas ruas" foi organizado por Taniele Rui (Unicamp e Cebrap), Mariana Martinez (UFSCar e CEM) e Gabriel Feltran (UFSCar e CEM) e inclui entrevistas com os cientistas sociais Marie-Ghislaine Stoffels e Philippe Bourgois.