difusão científica Seminários e Agenda Perspectiva histórica e análise de percepções da desigualdade

Perspectiva histórica e análise de percepções da desigualdade

07/12/2016

A professora titular do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/UFRJ Elisa Reis realiza a palestra, Perspectiva histórica e análise de percepções da desigualdade, a partir das questões sobre  como as elites percebem a causas, consequências e possíveis iniciativas para reduzir pobreza e desigualdade? Em que circunstâncias elas podem estar dispostas a apoiar políticas sociais para fazer frente a esses problemas? 

Essas questões motivaram o projeto comparativo da pesquisadora no passado em cinco países e às quais voltou recentemente, desta vez para investigar apenas dois dos casos anteriores, Brasil e África do Sul. Comparando 20 anos depois as elites desses dois países, ressalta as mudanças e continuidades observadas em suas respectivas percepções. 

Utiliza esse exercício de comparação entre as duas elites nacionais para defender a importância de integrar uma perspectiva histórica às análises centradas em elementos culturais. 

Fotos do evento:

PÓS-EVENTO

A professora titular do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/UFRJ Elisa Reis realizou a palestra, Perspectiva histórica e análise de percepções da desigualdade, a partir das questões sobre  como as elites percebem a causas, consequências e possíveis iniciativas para reduzir pobreza e desigualdade? Em que circunstâncias elas podem estar dispostas a apoiar políticas sociais para fazer frente a esses problemas? 

Em sua exposição apresentou o grupo que integra e convidou aos interessados a conhece-lo: International Panel on Social Progress (IPSP.org) que congrega um grupo de pesquisadores internacionais.

voltar para seminário e agenda
Apoio
fapesp
cepid
usp
cebrap