difusão científica Seminários e Agenda Seminário Internacional na Universidade de Londres

Seminário Internacional na Universidade de Londres

10/06/2014

Departamento: Universidade de Londres, Centre for Urban & Community Reserch, Série de Seminários, 10/6/2014

Conferencista: Gabriel Feltran (pesquisador do CEM e professor da UFSCar)

Seminário: "The margins of Brazilian development: notes on 'crime' in the outskirts of Sao Paulo" (Às margens do desenvolvimento brasileiro: notas sobre o 'crime' nas periferias de São Paulo).

O Brasil passa, neste momento, por uma grande transformação em grande parte devido ao desenvolvimento econômico experimentado na última década. Por um lado, a taxa de desemprego do novo  "global player" alcançou o menor nível da história em 2013, menos que 4%. Por outro, esse cenário expressa níveis renovados de conflito social, aumentando a violência criminal e o encarceramento. Baseadoa em trabalho de campo etnográfico que vem sendo conduzido desde 2005 nas periferias de São Paulo, a exposição apresenta um panorama de transformações nas vizinhaças pobres e nas favelas brasileiras desde os anos 1970 até hoje. Este panorama proporciona uma base empírica para uma reflexão do desenvolvimento brasileiro e suas margens, focando tanto no conflito e como na legitimação social que hoje emerge do "crime", ou do "mundo do crime", nas periferias urbanas.

Para ouvir o podcast clique aqui

CUCR é um centro de pesquisa já bem estalecido dentro do Departamento de Sociologia-Goldsmiths com uma reconhecida colaboração com as comunidades locais e com ativistas.