difusão científica Seminários e Agenda Suplantando as desigualdades? favorecimento por cor e por origem escolas: um balanço
Suplantando as desigualdades? favorecimento por cor e por origem escolas: um balanço
Seminário "Suplantando desigualdades? Favorecimento por cor e por origem escolar: um balanço", pelos professores Antonio Sérgio Guimarães e Renato Pedrosa.
POST-EVENT
Aconteceu no CEM, o seminário "Suplantando desigualdades? Favorecimento por cor e por origem escolar: um balanço", pelos professores Antonio Sérgio Guimarães e Renato Pedrosa.
O professor do Departamento de Sociologia da USP, Antonio Sérgio Guimarães, e o professor Renato Pedrosa, da Comissão Permanente para os Vestibulares da UNICAMP, apresentaram e discutiram resultados de pesquisas e avaliações sobre ações afirmativas em universidades públicas no seminário "Suplantando desigualdades? Favorecimento por cor e por origem escolar: um balanço". A diretora do CEM, Marta Arretche, destacou que a pesquisa comparada utilizada pelo pesquisador da USP ocupa um papel central na agenda interna da instituição. O evento aconteceu no CEM no dia 27 de agosto.
O professor Antonio Sérgio Guimarães apresentou a primeira rodada de resultados de uma pesquisa realizada na Universidade Federal da Bahia, relativa ao ingresso ao curso de Medicina. Após esta fase inicial, a pesquisa vai incluir também os cursos de Enfermagem e Nutrição.
As ações Afirmativas na UNICAMP foram abordadas na apresentação do professor Renato Pedrosa, que realizou um retrospecto das origens do programa, que adota o sistema de bonificação (para alunos de escolas públicas). Afirmou que os resultados do programa apontam para a importância das ações afirmativas para a universidade pública e ressaltou que na Unicamp a inclusão teve a preocupação de ser academicamente qualificada e que hoje a instituição conta com melhores alunos graças às ações.