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Vias Principais da Região Metropolitana de São Paulo

Rodovias e vias principais de trânsito da Região Metropolitana de São Paulo, totalizando 4158 segmentos; além das rodovias (estaduais e federais), contém as grandes e médias vias urbanas, selecionadas pela maior capacidade e volume de tráfego, de forma a cobrir todas a porções urbanizadas da RM.

DOI:  10.55881/CEM.db.vpr001

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FONTE: Centro de Estudos da Metrópole, Departamento de Estradas de Rodagem, CET DATA DE REFERÊNCIA: 2022 DATA DE LANÇAMENTO:

Base Cartográfica Digital Georreferenciada de Logradouros da Região Metropolitana de São Paulo - Edição 2020

No conjunto dos arquivos cartográficos georreferenciados do acervo CEM referente à Região Metropolitana de São Paulo, a base de logradouros (ruas, avenidas, travessas, pontes e viadutos) pode ser considerada como a principal. Além de representar a infraestrutura viária da cidade, permitindo inferir a localização de praças, parques, canais hidrográficos, assim como perceber as diferentes tramas do desenho urbano, é a ferramenta por excelência na localização e geocodificação de fenômenos pontuais - pessoas, eventos, equipamentos, etc.

Totaliza 326.058 segmentos (cada trecho viário – de esquina a esquina), dos quais 89% tem nome, numeração dos imóveis e código de endereçamento postal (CEP). Este número é bastante significativo, se levarmos em conta a excepcional dinâmica do espaço urbano metropolitana. Mesmo com a tendência observada no sentido de adensamento e estabilização em detrimento da expansão do tecido urbano, a RMSP ainda incorpora um grande volume de alterações: novos assentamentos, implantes residenciais, condomínios, eixos viários e de transporte urbano, grandes equipamentos, etc, os quais determinam importantes impactos nas diversas cartografias, na representação geométrica ou nos atributos.

Desde 2014, a base CEM de logradouros incorporou um grande número de alterações. Mais de 45 mil segmentos - 14% do total - foram alterados ou incorporados. As alterações referem-se ao desenho ou traçado, tecnicamente chamado GEOMETRIA ou aos dados referentes a cada segmento, chamados ATRIBUTOS. O traçado das vias (eixo das ruas, avenidas, rodovias, viadutos, etc) pode ser realocado para um posicionamento mais preciso, assim como pode ser acrescido de novos segmentos. Os atributos podem, igualmente, ser ajustados ou complementados: nome da via, CEP, numeração imobiliária, distrito a que pertence, etc. 

Link para download da base: LOG2020_CEM_RMSP

DOI:  10.55881/CEM.db.log001

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FONTE: Centro de Estudos da Metrópole DATA DE LANÇAMENTO:
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