difusão científica Seminários e Agenda O Censo de 2022 e a Pesquisa em Ciências Sociais

O Censo de 2022 e a Pesquisa em Ciências Sociais

09/11/2023 - 09/11/2023

O Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (DCP-FFLCH/USP) promove, em colaboração com o Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp), o Seminário “O Censo de 2022 e a pesquisa em Ciências Sociais”. O evento será realizado dia 9 de novembro, às 17h30, de forma presencial, na Sala 14 do Prédio das Ciências Sociais da FFLCH-USP, no campus do Butantã, mas contará também com transmissão pelo Youtube. Os palestrantes convidados são os professores Pedro Luis do Nascimento Silva, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (ENCE-IBGE) e Rogério Jerônimo Barbosa, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). A mediação é de Catarina Ianni Segatto, professora da FFLCH-USP e pesquisadora do CEM.

Pesquisador associado e secretário da Sociedade para o Desenvolvimento da Pesquisa Científica (SCIENCE), Pedro Luis do Nascimento Silva é pesquisador titular e colaborador voluntário da ENCE-IBGE, tem larga experiência nas áreas de Estatística: amostragem e métodos de pesquisa, análise de dados amostrais complexos, pesquisas amostrais domiciliares, estimação de variâncias, estimadores de calibração, crítica e imputação de dados, estimação para pequenos domínios, pesquisas amostrais na avaliação de políticas públicas, estatísticas oficiais. É membro eleito desde 2001, e foi presidente eleito (2013-2015) e presidente (2015-2017) do Instituto Internacional de Estatística (ISI).

Rogério Barbosa é professor de Sociologia do IESP-UERJ e atua nas áreas de Métodos Quantitativos e Estratificação Social. Formou-se bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e tem mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Ele realizou estágio pós-doutoral em Ciência Política pela USP, quando atuou também como pesquisador do CEM, e foi visiting scholar no Departamento de Sociologia da Universidade de Columbia (EUA). Ainda hoje mantém vínculo com o CEM, onde é pesquisador associado, e é affiliated scholar no Brazil Lad da Universidade de Princeton (EUA). Atualmente pesquisa as tendências de longo prazo da desigualdade de renda no Brasil, usando levantamentos históricos e dados administrativos, bem como microdados contemporâneos. Desenvolve, também, pacotes R (código aberto) para pesquisa social e ferramentas para facilitar o acesso aos dados brasileiros para um público mais amplo.

Catarina Ianni Segatto é professora do DCP-FFLCH/USP. Atuou como professora na Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP) e na Universidade Federal do ABC (UFABC) e como pesquisadora no Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br/ NIC.br) e no Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG/ FGV EAESP). É doutora em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP e realizou pós-doutorado no CEM e na Johnson Shoyama Graduate School of Public Policy na Universidade de Regina (Canadá). Tem experiência em políticas públicas a partir do estudo das relações intergovernamentais, das burocracias e das relações entre Estado e Sociedade nas políticas sociais, principalmente, na Educação e na Saúde no plano subnacional.

Seminário DCP-CEM sobre Censo 2022

Serviço:
Seminário “O Censo de 2022 e a pesquisa em Ciências Sociais”
Quando: 9 de novembro, às 17h30.
Presencial: Sala 14 do Prédio das Ciências Sociais da FFLCH-USP.
Av Professor Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária. São Paulo.
Transmissão pelo Youtube: https://youtube.com/live/WIBuLB6BedY

Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.

Informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097