difusão científica Seminários e Agenda From union to guild: the transformation of Mexico City’s union of sanitation workers across urban autonomization

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) promove em 30 de agosto o Seminário Internacional "From union to guild: the transformation of Mexico City’s union of sanitation workers across urban autonomization", com o pesquisador do Centre for European Studies and Comparative Politics da Sciences Po, Côme Salvaire. O evento será realizado no Auditório 118 do Prédio das Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Não é preciso fazer inscrição e a apresentação será em inglês, sem tradução simultânea.

Doutor em Ciência Política pela Sciences Po, Salvaire trabalha no projeto ANR WHIG - What is Governed in Cities: Residential Investment Landscapes and the Governance and Regulation of Housing Production. Em suas pesquisas, ele utiliza uma abordagem que combina etnografia e economia política, interessa-se pela governação urbana, pelas relações cidade-Estado e pelas economias populares.

Em sua palestra, Salvaire abordará a transformação do sindicato dos trabalhadores do saneamento da Cidade do México desde o início da década de 1980 até ao final da década de 2010. A área de saneamento foi estudada por ele porque, em contextos que se têm caracterizado pelo declínio da capacidade dos estados para regular o trabalho e moldar a organização dos trabalhadores, a questão do trabalho tornou-se mais premente para os governos municipais, na medida em que tem implicações diretas na implementação de políticas públicas, particularmente no setor de trabalho intensivo que sustenta funções urbanas básicas (gestão de resíduos, transportes públicos, segurança, construção).

Saiba mais sobre o pesquisador aqui.

Serviço:

Com: Côme Salvaire, pesquisador da Sciences Po
Quando: 30 de agosto de 2024
Onde: Auditório 118 - Prédio das Ciências Sociais da FFLCH-USP.
Av Professor Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária. São Paulo.
Apresentação será em inglês, sem tradução simultânea. Não é preciso fazer inscrição prévia.

Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.

Informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097