difusão científica Seminários e Agenda Austeridade, populismo e políticas sociais no Brasil
Austeridade, populismo e políticas sociais no Brasil
No dia 19 de setembro, às 17h30, o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (DCP-FFLCH/USP) em parceria com o Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp), promoveu o seminário "Austeridade, populismo e políticas sociais no Brasil". A palestrante é Natália Sátyro, professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A mediação do seminário ficou a cargo de Eduardo Marques, diretor do CEM e professor do DCP-FFLCH/USP. O evento foi realizado na sala 14 , com transmissão pelo Youtube. Como subsídio, disponibilizamos a introdução do livro organizado pela conferencista, que foi apresentado no seminário.
Sobre a conferencista
Natália Sátyro é doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2008) com pós-doutorado pela Oxford University (2016/2017). Bolsista de Produtividade do CNPq. Vice-coordenadora do INCT - Qualidade de Governo e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável. Coordenadora atual do Centro Interinstitucional de Análise de Políticas Sociais - CIAPSOc. Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Políticas Públicas - GIPP da ALACIP (2015 - ) e Convenor do Research Committee 39 "Welfare State and Developing Societies" da IPSA (2023 - ). Editora Associada da seção Governança e Políticas Públicas da Revista Sociologia Política. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Ciência Política da UFMG 2018-2020. Seus interesses de pesquisa incluem Estado de bem-estar, política de assistência social, programas de transferência de renda, políticas de família, e instituições políticas.
SERVIÇO:
Seminário Austeridade, populismo e políticas sociais no Brasil
Com: Natália Sátyro, Professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Quando: 19 de setembro de 2024
Horário: 17h30
Onde: Sala 14 - Prédio das Ciências Sociais da FFLCH-USP.
Av Professor Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária. São Paulo.
Transmissão pelo Youtube: https://youtube.com/live/ODtK7fAFdMs
Não é preciso fazer inscrição prévia.
Sobre o CEM
Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e, recentemente, também passou a ser um Centro de Pesquisa e Inovação Especial da Universidade de São Paulo (CEPIx-USP). O CEM reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.
Informações para imprensa:
Janaína Simões
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097