CEM integra plataforma inédita sobre Políticas Públicas no Brasil do Nexo

Jornal digital passa a publicar achados de pesquisas sobre temas da agenda pública nacional. Acesso ao conteúdo é livre.

Janaína Simões

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) está integrando a nova plataforma Nexo Políticas Públicas, que acaba de ser lançada pelo Nexo e é resultado de uma parceria entre o jornal digital e alguns dos principais centros de pesquisa do país e do mundo, que trabalham em diferentes campos do conhecimento. O novo site traz conteúdo acadêmico-jornalístico, com linguagem clara e formatos inovadores, sobre temas estruturais para o país e que têm interface com a formulação de políticas públicas. A plataforma pode ser acessada pelo endereço https://pp.nexojornal.com.br/ e está aberta a todos para consulta.

“Ao integrar a plataforma, temos como objetivo tornar mais visível ao público não especializado a produção do CEM e como o conhecimento científico que produzimos pode afetar políticas publicas”, destaca Marta Arretche, pesquisadora do CEM e professora do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). 

Paula Miraglia, CEO e cofundadora do Nexo, ressalta que as evidências têm papel fundamental na formulação, implementação e avaliação das políticas públicas e são resultado direto da pesquisa acadêmica. “Desde a sua fundação, o Nexo tem como principal motivação produzir um jornalismo que contribua para um debate público qualificado e plural, e que seja capaz de fortalecer a democracia brasileira. Valorizar a produção científica e criar novas formas de comunicá-la é também uma maneira de ampliar esse debate”, acrescenta.

A plataforma entra no ar nesta quinta-feira, 2 de julho, e tem 100% de seus conteúdos com acesso livre, graças ao apoio de fundações e institutos cujo trabalho, além de fomentar e difundir o conhecimento científico, é pautado pela formulação, avaliação e implementação de políticas públicas baseadas em evidências.

Além do CEM, integram a plataforma:

    • Afro-CEBRAP (Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial)
    • BIOTA/FAPESP (Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade)
    • BPBES (Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos)
    • CENERGIA/COPPE/UFRJ (Centro de Economia Energética e Ambiental)
    • CPTE (Centro de Pesquisa Transdisciplinar em Educação)
    • DRCLAS - Harvard (Centro de Estudos da América Latina David Rockefeller da Universidade de Harvard)
    • IEPS (Instituto de Estudos para Políticas de Saúde) 

São apoiadores da iniciativa: Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal; Fundação Tide Setubal; Instituto Galo da Manhã; Instituto Ibirapitanga; Instituto Unibanco; e Itaú Social.


Sobre o CEM:
Criado em 2000, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Universidade de São Paulo (USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.


Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do CEM / Janaína Simões
Fone (FFLCH-USP): 55 (11) 3091-2097 / E-mail: imprensa.cem@usp.br