CEM mapeia as 82 regiões metropolitanas do Brasil

Base de dados contém mapeamento especial de 14 das regiões metropolitanas mais utilizadas nas pesquisas investigativas e comparativas, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Janaína Simões

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) disponibiliza, de forma digital, um conjunto de 26 arquivos que compõe as divisões territoriais do Brasil. Dentro desse conjunto de dados se destacam as bases cartográficas referentes às 82 regiões metropolitanas do país e um conjunto especial contendo bases das 14 regiões metropolitanas mais analisadas por pesquisadores, como as de Porto Alegre, São Paulo, Goiânia, Recife e Belém, entre outras. Os 26 arquivos contêm bases de dados com os limites municipais, estaduais, regiões metropolitanas, macrozonas, regiões geográficas, articulação urbana, polos, sedes, dentre outros, que compõem um importante retrato dos limites territoriais brasileiros. 

Mapa mostra densidade demográfica da
​​​​​​​Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Especial interesse é dedicado às Regiões Metropolitanas, instância geográfica e institucional presente na terminologia administrativa e acadêmica brasileiras desde o início dos anos 1970. A Equipe de Transferência pesquisa e elabora cartografias e dados relativos aos recortes do tipo região metropolitana (RM), aglomeração urbana (AU) e Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE). A principal fonte dessa pesquisa são as planilhas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Semestrais ou anuais, informam as alterações ocorridas em todo o país: novas unidades regionais, incorporação ou exclusão de municípios, novos textos legais etc.

Graças a essa pesquisa, o CEM pode colocar à disposição de pesquisadores e da sociedade em geral, de forma gratuita e online, uma base cartográfica com as 82 RM brasileiras, e uma versão alternativa contendo apenas as 14 regiões metropolitanas mais utilizadas nas análises investigativas e comparativas, que denominamos regiões metropolitanas CEM. São elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Salvador, Goiânia, Distrito Federal e Entorno, Belém, Vitória e Baixada Santista.

Para consultar essas e outras bases de dados do CEM-Cepid/Fapesp, basta ir até a página http://centrodametropole.fflch.usp.br/pt-br/download-de-dados e selecionar, no menu do lado esquerdo, “TEMAS”, o item DIVISÃO TERRITORIAL. É preciso oferecer o e-mail na página inicial de acesso ao banco de dados. Ele é imediatamente liberado; não é preciso esperar para receber nenhuma comunicação de autorização do CEM para começar a usar as bases. No entanto, é obrigatório citar o CEM nos trabalhos científicos que utilizam informações de nossas bases de dados.