CEM participa da Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação sobre Cidades

Eduardo Marques, diretor e pesquisador do Centro, integra mesa sobre “Mobilidade, Segurança, Moradia e Saúde”. Evento terá transmissão online.

Janaína Simões (com informações da ABC)

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) participa da Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação sobre Cidades, organizada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (SMCT-Rio). O diretor do CEM, Eduardo Marques, integra a mesa sobre “Mobilidade, Segurança, Moradia e Saúde”, em que discutirá o tema “Urbanismo e Moradias”, uma das áreas de sua pesquisa.

Segundo os organizadores, o principal objetivo da Conferência é “fomentar um debate qualificado sobre o papel da ciência e da inovação tecnológica na superação de desafios contemporâneos e futuros enfrentados pelas cidades, especialmente diante das mudanças climáticas, que já impactam diversas regiões com intensidades variadas.”

O tema geral da Conferência é “Novas Tecnologias e os Desafios das Cidades”. A parte da manhã é dedicada à abertura e ao tema “Caminhos Sustentáveis na Gestão de Água, Resíduos e a Transição Energética". Às 14h, começa a mesa “Desafios da Vida Urbana: Mobilidade, Segurança, Moradia e Saúde”, da qual o CEM participa.

O evento será realizado híbrido: em modo presencial, que exige inscrição prévia e será feito na sede da ABC, no Rio de Janeiro, e virtual. Começa às 9h, com transmissão ao vivo pelo Youtube - clique aqui para assistir. Mais informações no site oficial