CEM promove seminário com professora e antropóloga Teresa Pires do Rio Caldeira

Evento será dia 11 de novembro, apenas no formato presencial, às 13h30, na FFLCH-USP.

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) promove nesta sexta-feira (11/11) um seminário com a antropóloga Teresa Pires do Rio Caldeira, professora titular de Planejamento Urbano da Universidade da Califórnia, Berkeley. O evento será presencial, na Sala 14 do Prédio das Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

O tema é "Transitoriedade: Formações Emergentes de Tempo e Espaço no Cotidiano Urbano" e o artigo que embasará a apresentação pode ser acessado aqui. Os comentários serão de Eduardo Marques, diretor do CEM e professor do Departamento de Ciência Política (DCP-FFLCH) da USP, com moderação de Renata Bichir, pesquisadora e coordenadora de Pesquisa do CEM e professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH).

A professora Teresa Pires do Rio Caldeira trabalha com estudos urbanos comparativos, urbanização no sul global, teoria social, etnografia e metodologia qualitativa. Suas pesquisas concentram-se em temas como a segregação espacial, a discriminação social e os usos do espaço público nas cidades do sul global, desenvolvendo um trabalho interdisciplinar em que combina metodologias, teorias e abordagens das diferentes campos científicos. Um dos focos de seu trabalho é a reformulação dos métodos etnográficos para o estudo das cidades. Mais informações sobre seus projetos podem ser obtidas no site da Universidade da Califórnia, Berkeley.

Ela possui graduação em Ciências Sociais, mestrado em Ciência Política pela USP - este último sob orientação da antropóloga Ruth Cardoso -, e mestrado e doutorado pela Universidade Califórnia, ambos sob orientação do antropólogo Paul Rabinow. Seu livro "City of Walls: Crime, Segregation, and Citizenship in São Paulo", publicado pela University of California Press, venceu o Senior Book Prize da American Ethnological Society. A obra foi traduzida para português e espanhol. Em 2012, ela recebeu o prêmio Faculty Mentor, Graduate Assembly, da University of California, Berkeley, e também foi nomeada Guggenheim Fellow.

O evento não terá transmissão online. Não é preciso fazer inscrição prévia.

Seminário Teresa Caldeira

Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.

Informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097