Desigualdades na África do Sul e no Brasil serão tema do próximo Seminário Internacional do CEM

Madalitso Zililo Phiri, sociólogo e pesquisador de pós-doutorado do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Joanesburgo, será o palestrante. Evento será no formato híbrido: o presencial será no Prédio das Ciências Sociais da FFLCH-USP.

Madalitso Zililo Phiri, sociólogo pan-africano e pesquisador de pós-doutorado do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Joanesburgo, apresenta, no próximo Seminário Internacional do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp), a palestra "The Colour of Inequality in South Africa and Brazil: Making Sense of Social Policy as Reparations" ("A cor da desigualdade na África do Sul e no Brasil: dando sentido à política social como reparação"). O evento será dia 13 de abril, às 14h, em formato híbrido. Os interessados podem acompanhar a palestra de forma presencial, na sala 118 do Prédio das Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), e online, pelo Youtube da FFLCH (https://youtube.com/live/pEMR0nKSJJQ). O CEM é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa da Fapesp (Cepid-Fapesp), sediado no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e na FFLCH-USP.

Abstract do Seminário CEM

Title of Presentation: The Colour of Inequality in South Africa and Brazil: Making Sense of Social Policy as Reparations. University of São Paulo, Centre for Metropolitan Studies, Seminar Presentation South Africa’s and Brazil’s social policies attempt to address the residues of institutional poverty, inequality, and unemployment. South Africa remains deeply unequal and polarized despite government commitments to undo centuries of social stratification resulting from colonial legacies and post-apartheid policy constraints. On the other hand, under the Partido dos Trabalhadores (PT) — Workers’ Party, led government Brazil’s social assistance programmes like the Bolsa Familia was viewed as a model to reduce inequality to be emulated across most countries in the Global South. Can social policy resolve the residuals and contradictions of trans-historical inequalities in South Africa and Brazil as aspirant democracies in the Global South that aim to forge a new social contract under the epoch of neoliberal capitalism? My research departs from the theoretical prism of studying welfare regimes through the Eurocentric of the Welfare Regime Approach”, rather proposes the view of thinking about “Social Policy as Reparations”. The two countries offer a compelling comparison through shared histories of colonial domination, slavery, and anti-black racism. Drawing from 45 in-depth interviewees I challenge hagiographic representations of social policies by centering Black Political Thought and theorizing with my interlocutors, the beneficiaries of these countries’ social welfare programmes. The commodification of social provisioning fails to challenge institutional legacies of anti-black racism which are foundational to citizenship in both South Africa and Brazil. Thinking about Social Policy as reparations provides potent articulations of inaugurating a post-imperial world order. Poverty and inequality are sustained as a result of policy decisions carved out of imperial violence.

Atualmente, Phiri está convertendo sua tese de doutorado em livro, provisoriamente intitulado “The Color of Inequality in South Africa and Brazil: Making Sense of Social Policy as Reparations”, sob contrato com a Brill. Ele está desenvolvendo parte de sua pesquisa no Brasil e passará três semanas em São Paulo, sediado no CEM.

As publicações de Phiri incluem capítulos .de livros e artigos de periódicos divulgados em journals como Critical Sociology, The Monthly Review, Palgrave Handbook on African Political Economy, The Journal of Southern African Studies e The South African Journal of International Affairs. Seus interesses de pesquisa em andamento são focados em temas como economia política do bem-estar racializado (África do Sul e Brasil), Sociologia e História da Raça e Pensamento Radical Negro.

Madalisto Phiri

Madalisto Phiri é doutor em Filosofia em Sociologia pela Universidade da África do Sul e mestre em Filosofia em Estudos de Desenvolvimento, Bacharel em Ciências Sociais (com honras) em Relações Internacionais e Bacharel em Ciências Sociais em Política e Sociologia, todos pela Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul. Ele também foi três vezes Fellow (2014-2017) através da Next Generation of Social Science in Africa, financiado pelo Social Science Research Council, Nova York, Estados Unidos. Ele também ministrou aulas de graduação e pós-graduação em Sociologia, Política e Métodos de Pesquisa na Universidade de Pretória, na Universidade de Rhodes e na Universidade de Witwatersrand.

Seus prêmios incluem o Carnegie Corporation of New York Scholar Award apresentado pela African Studies Association (ASA) em 2018, o Young African Scholars Program (YASP) pela International Economic Association (IEA) (2014) e o Stein Rokkan Award (2012 ) por excelência acadêmica pela International Political Science Association (IPSA).

Mais informações no canal Agenda do site do CEM: https://centrodametropole.fflch.usp.br/pt-br/agenda/colour-inequality-south-africa-and-brazil-making-sense-social-policy-reparations.