Fórum SP 21 avalia planejamento urbano da cidade de São Paulo

Plano Diretor e Política Urbana são os focos das discussões. Evento será online e reunirá cientistas, profissionais, estudantes e sociedade civil. CEM é um dos organizadores.

Janaína Simões

Será realizado entre 21 a 30 de setembro o Fórum SP 21, um seminário de avaliação do Sistema Municipal de Planejamento de São Paulo, com foco no Plano Diretor e na Política Urbana do município, seus instrumentos, planos, programas e ações complementares, assim como seus impactos e repercussões vivenciadas na cidade no século XXI. A chamada de trabalhos para o Fórum já está aberta e os resumos ou vídeos podem ser enviados até 26 de julho de 2021. O lançamento e apresentação do evento foi realizado no dia 5 de julho, de forma virtual. O vídeo está disponível no canal do CEM no Youtube.

O Fórum SP 21 será virtual, e está aberto à participação de toda a comunidade voltada à pesquisa, ao projeto, à intervenção e ao ativismo urbano, devendo reunir pesquisadores, profissionais, alunos de graduação e pós-graduação, representantes de órgãos e entidades públicas, profissionais e empresariais, movimentos sociais, associações de moradores, coletivos e demais interessados.

O seminário é organizado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), o Instituto de Arquitetos do Brasil - São Paulo (IAB-SP), o Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Fapesp/Cepid), a Escola da Metrópole do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) e a Comissão de Direito Urbanístico da Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo (OAB-SP), com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da Escola da Cidade e do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU). 

“No atual quadro nacional de crise econômica, social e democrática, de incertezas políticas e de desmonte da estrutura do Estado brasileiro, que envolve, entre outros, a desestruturação do apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico e a descrença nas políticas públicas, o Fórum SP 21 busca fazer uma avaliação aprofundada, lastreada em pesquisas e observações concretas, da experiência urbanística realizada em São Paulo, uma das cidades que mais avançou na implementação do novo marco institucional urbano do século XXI”, destacam as entidades organizadoras. 

De abrangência multidisciplinar, o seminário visa debater e sistematizar, a partir da apresentação de pesquisas, trabalhos, reflexões e experiências concretas, um amplo conjunto de avaliações amadurecidas que têm sido feitas sobre os instrumentos urbanísticos, planos, programas e projetos urbanos, com destaque para o Plano Diretor, formulado e implementado na cidade de São Paulo a partir do novo marco institucional criado pelo Estatuto da Cidade, aprovado há 20 anos, e que teve como desdobramento na cidade os planos diretores de 2002 e 2014, e o atual ordenamento urbanístico do município, organizado no Sistema de Planejamento. 

O Fórum SP 21 é um espaço para debater as políticas urbanas na perspectiva de oferecer críticas e sugestões para o aprimoramento das mesmas, utilizando o modelo online em razão da pandemia da covid-19, que, atualmente, tem impossibilitado a ampla participação da sociedade na definição de políticas públicas que afetam a população em seu dia a dia. 

Chamada de trabalhos e coletiva de imprensa

Os trabalhos podem ser submetidos no formato de texto (resumo expandido) ou vídeo, dentro de um dos 24 temas norteadores, descritos no Edital. Podem submeter trabalhos tanto pessoas físicas como coletivos, movimentos, entidades e órgãos públicos. A inscrição é gratuita e deve ser feita online. Para conferir o Edital completo, com todas as instruções para a submissão de trabalhos, clique aqui.

A programação do Fórum SP 21 está sendo montada pela Comissão Organizadora e será divulgada em breve no site oficial do evento. Está prevista para o dia 15 de outubro a divulgação da síntese das sessões e dos resultados do Fórum 21 pelas relatorias. Os Anais do Fórum SP 21 devem ser publicados até 15 de dezembro.


Informações para imprensa:
Janaína Simões
Assessoria de Comunicação e Difusão
Fórum SP 21 / Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
E-mail: imprensa.cem@usp.br