Pesquisadores juniores do CEM são agraciados com menção honrosa no Prêmio Tese Destaque USP 2022

Betina Sarue e Eduardo Lazzari desenvolveram no CEM parte da pesquisa de suas teses, defendidas no programa de pós-graduação do DCP-FFLCH/USP.

Duas teses desenvolvidas por pesquisadores juniores do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) foram agraciadas com menções honrosas no Prêmio Tese Destaque USP 2022 da Universidade de São Paulo. A cerimônia de premiação da 11ª edição será realizada na próxima terça-feira (22/11), no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Rua do Anfiteatro, 109, na Cidade Universitária.

Na Grande Área Ciências Humanas foi premiada a tese “Grandes projetos urbanos no centro e na periferia do capitalismo global: comparando política, instituições e acesso à terra no Porto Maravilha e no projeto olímpico de Londres”. A pesquisa foi conduzida por Betina Sarue, sob orientação de Eduardo Marques, diretor e pesquisador do CEM-Cepid-Fapesp e professor do Departamento de Ciência Política (DCP) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP).

Na tese, Sarue “busca compreender a política e as políticas por trás dos grandes projetos de renovação urbana, analisando processos políticos e institucionais dos projetos da região portuária do Rio de Janeiro e do entorno do Parque Olímpico de Londres”, fazendo uma comparação para explicar a realização dos projetos, suas similaridades e diferenças. Para acessar a tese, clique aqui.

Já na Grande Área Inclusão Social e Cultural, foi premiada a tese “Sistemas tributários regressivos em democracias desiguais: o caso brasileiro” de autoria de Eduardo Alves Lazzari, também pesquisador junior do CEM. A orientação foi de Marta Arretche, pesquisadora do CEM-Cepid-Fapesp e professora do DCP-FFLCH/USP.

Lazzari propõe na sua pesquisa um “modelo teórico que destaca os problemas, os atributos e a disputa política específicos à tributação”, analisando mecanismos do regime brasileiro. Uma das conclusões da pesquisa indica que “ a disputa política distante da dinâmica eleitoral, em função dos atributos da política tributária, e condições políticas adversas para forças pró-progressividade que contribuem para a regressividade dos sistemas tributários dessas democracias”. A tese pode ser acessada na íntegra aqui.

A lista com todos os contemplados com o Prêmio Tese Destaque USP - 11ª Edição pode ser acessada aqui.