Seminário em comemoração aos 20 anos de atividades do CEM será em 26 de novembro

Evento terá participação de parceiros e reflexão sobre as atividades da instituição. Transmissão será pelo Youtube.

Como parte das atividades que celebram as duas décadas do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), será realizado no dia 26 de novembro, às 14h, o seminário “Políticas Públicas, Cidades e Desigualdades: 20 Anos de CEM”, com transmissão online ao vivo pelo canal do CEM no Youtube. No evento estão previstas falas institucionais de parceiros fundamentais para o CEM, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), principal financiador da instituição, o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), instituições que sediam o CEM, além de outras autoridades universitárias.

Na ocasião será lançado o “Mural de Olhares”, com exibição de três depoimentos inéditos. São cerca de 40 vídeos, gravados por atuais e ex-pesquisadores do CEM e parceiros, reunidos em uma página especial no site da instituição. Os participantes gravaram vídeos em que falaram de suas atividades no CEM, da importância que o Centro teve em suas carreiras, compartilharam lembranças e destacaram algumas importantes contribuições do CEM para a pesquisa em seus campos de estudo. Também integra a comemoração a série de podcasts do Urbanidades produzida ao longo dos últimos meses. São edições especiais, feitos pela equipe do podcast, produzido pelo UrbanData, com temas relacionados aos 20 anos do CEM.

Sandra Gomes, ex-pesquisadora do CEM e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), apresentará um artigo no qual ela traça um panorama das atividades do CEM ao analisar as contribuições dadas pelas pesquisas do Centro sobre o urbano, as desigualdades e demais dinâmicas sociais. Haverá ainda um chat com quem assiste o evento pelo Youtube.

O CEM é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fapesp e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. É constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.

Para assistir o seminário, basta aguardar na página inicial do CEM no Youtube. Confira a programação abaixo: