Seminário Internacional 2021 reúne cientistas para discutir pesquisas em andamento no CEM

Evento tem periodicidade anual e, pela primeira vez, foi realizado de modo online, em razão da pandemia.

Em razão da pandemia, o Seminário Internacional do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) foi realizado, pela primeira vez, de modo online. Promovido anualmente, ele reuniu pesquisadores do CEM e convidados externos para discutir pesquisas que estão em fase de conclusão e divulgação na forma de papers em periódicos científicos. As apresentações ocorreram nos dias 17, 19, 24 e 31 de março e reuniram, em média, cerca de 40 cientistas a cada sessão.

“O Seminário Anual do CEM tem como objetivo apresentar a produção mais recente de cada equipe de pesquisa e estimular o diálogo entre as equipes e participantes selecionados”, destaca Eduardo Marques, diretor do CEM. “O principal objetivo do seminário é fomentar a troca de sugestões, comentários e recomendações entre as equipes, contribuindo também para a consolidação da agenda coletiva de investigação do CEM”, completa Renata Bichir, coordenadora da área de Pesquisas do CEM e organizadora do seminário.

Em toda edição do Seminário, um pesquisador internacional membro do Comitê Internacional de Pesquisa do CEM é convidado para acompanhar todos os debates, contribuindo com sugestões tanto para cada um dos estudos apresentados como para o CEM, de forma geral. Na edição de 2021, o CEM contou com a participação da professora Brodwyn Fischer, da Universidade de Chicago.

Além de um membro de nossa Comissão Internacional, outros pesquisadores externos ao CEM são convidados para comentar e debater papers específicos de forma aprofundada. Nesse ano, contamos com os professores Julie-Anne Boudreau, da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM, México) e do Institut National de la Recherche Scientifique (INRS, Canadá), Frederico Ramos, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Pires, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Graziella Moraes Dias da Silva, do Graduate Institute Geneva (GIG, Suiça), Daniel Béland, da McGill University (Canadá), Nathan J. Kelly, da University of Tennessee (EUA) e Sandra Gomes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Seguida à intervenção desses pesquisadores, a participação é aberta para todos os participantes fazerem apontamentos ou perguntas. Dessa forma, os autores dos papers conseguem insights novos para seus estudos e podem aprimorar suas pesquisas.

No dia 17 de março, após a abertura e boas-vindas, a primeira sessão tratou do tema “Políticas Urbanas”, com o paper de Eduardo Marques, que recebeu comentários da professora Julie-Anne Boudreau (UNAM e INRS), e o paper de Mariana Giannotti, Tainá Bittencourt e Pedro Logiodice, que teve comentários do professor Frederico Ramos (FGV).

No segundo dia, 19 de março, foram realizadas duas sessões. A sessão 2 tratou do tema “Implementação de Políticas”, com discussão do paper de Gabriela Lotta, Ana Claudia Cortez, Izabel Costa, Juliana Rocha e Giordano Magri. Na mesma sessão foi realizada a discussão do paper de Renata Bichir, Guilherme Pereira e Maria Laura Gomes. Ambos os artigos científicos tiveram como debatedor o pesquisador Roberto Pires (IPEA).

A terceira sessão abordou o tema “As Desigualdades em Políticas Públicas”, com discussão dos papers de Charles Kirschbaum, Alysson Lorenzon Portella e Naercio Aquino Menezes-Filho, e o paper de Vera Schattan Coelho, Felipe Szabzon, Izabel Costa, Marina Barbosa e Lenora Bruhn. A debatedora de ambos foi a professora Graziella Moraes Dias da Silva (GIG).

No terceiro dia do seminário, 24 de março, foi realizada a quarta sessão, sobre “Desigualdades e Comportamento Político”, com o debate do paper de Marta Arretche, Pedro H. G. Ferreira de Souza, Rogério J. Barbosa e Heloísa Fimiani, com comentários do professor Daniel Béland (McGill University) e o paper de Jonathan Phillips, comentado pelo professor Nathan J. Kelly (University of Tennessee).

No último dia, 31 de março, o tema da sessão 5 foi “Governança Subnacional de Políticas Sociais”, com dois papers. O primeiro foi de Adrian Lavalle, Hellen Guicheney e Carla Bezerra, e o segundo de Ursula Peres, Lauana Simplício Pereira e Cristiane Capuchinho. Ambos tiveram como debatedora a professor Sandra Gomes (UFRN).

Coube à professora Brodwyn Fisher fazer os comentários finais, nos quais ela elogiou a qualidade da pesquisa executada no CEM, o caráter multidisciplinar da equipe e das pesquisas apresentadas, e sugestões de possíveis novos caminhos para o CEM.

Criado em 2000, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do CEM