Mapa da Desigualdade 2021 traz indicadores sobre mobilidade produzidos pelo CEM

Edição conta com indicadores de população, meio ambiente, mobilidade, direitos humanos, habitação, saúde, educação, cultura, esporte, trabalho e renda e infraestrutura.

Janaína Simões (com informações da assessoria de imprensa da Rede Nossa São Paulo)

O Mapa da Desigualdade 2021, realizado pela Rede Nossa São Paulo, foi lançado nesta quinta-feira (21/10). Ele apresenta dados que retratam a realidade dos distritos da capital paulista, a partir de fontes públicas e oficiais. Assim, identifica prioridades e necessidades da população e pode auxiliar na gestão e no planejamento municipal.

Com dados sobre os 96 distritos, a edição deste ano conta com indicadores dos seguintes temas: população; meio ambiente; mobilidade; direitos humanos; habitação; saúde; educação; cultura; esporte; trabalho e renda; e infraestrutura. O Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) contribui com o projeto, oferecendo os dados e mapas sobre Mobilidade - Acesso a Transporte de Massa e Infraestrutura Cicloviária.
 

 

A íntegra do Mapa da Desigualdade 2021 pode ser consultada no site da Rede Nossa São Paulo (Mapas e Tabelas). Após o lançamento, a Rede Nossa São Paulo divulgará em suas redes sociais diversos vídeos com especialistas que contribuíram para a construção dos indicadores.

Assista o vídeo do lançamento do Mapa da Desigualdade 2021 no Youtube da Rede Nossa São Paulo. Mais informações no site da entidade.


Sobre o CEM:
Criado em 2000, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.


Informações para imprensa:
Janaína Simões
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097