Base de dados do CEM com resultado eleitoral por município no Brasil é atualizada

CEM passa a disponibilizar os resultados eleitorais de todos os municípios brasileiros do período de 2004 até as últimas eleições, em 2022.

Janaína Simões

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) atualizou a base cartográfica georreferenciada dos resultados eleitorais dos 5.568 municípios do Brasil, mais o Distrito Federal e o Distrito Estadual de Fernando de Noronha. É possível saber como os cidadãos de cada município brasileiro votaram para presidente, senador, deputado federal, governador e deputado estadual ou distrital, prefeito e vereador, por partido, votos brancos e nulos e abstenção. Com a atualização, a base de dados do CEM passa a disponibilizar os resultados eleitorais de todos os municípios brasileiros do período de 2004 até as últimas eleições, em 2022. 

O arquivo cartográfico totaliza 5.573 polígonos, dos quais 5.568 municípios para o ano de 2022, até 5.562 municípios para o ano de 2004, mais dois recortes territoriais similares a município (Brasília e Fernando de Noronha), duas extensões lacustres (lagoas dos Patos e Mirim - parte brasileira) e uma extensão marinha (baía de Oiapoque – parte brasileira). Estão incluídas as ilhas marítimas a partir de 0,1 km², agrupadas ao respectivo município, exceto as oceânicas Trindade e Martim Vaz.

Foto: Comunicação/Tribunal Superior Eleitoral

Foram inseridos na tabela de atributos os dados de eleitorado apto a votar e dados de abstenção por município, lembrando que os valores de eleitorado apto a votar são diferentes para presidente e os demais tipos de candidatura devido ao voto em trânsito. Neste caso, só é permitido o voto para presidente. Nas bases relacionadas às eleições de prefeito e vereador também estão disponíveis os dados quantidade de eleitores aptos e taxa de abstenção de cada eleição para todos os anos, desde 2004.

A base de dados disponibiliza uma tabela com os votos por partido dos candidatos a presidente, governador, senador, os partidos com candidatos a deputado federal e estadual, prefeito e vereador, tanto agregado ao arquivo cartográfico quanto separadamente em formato Excel, contidos no arquivo zipado disponibilizado.

Acesse a base de dados dos resultados eleitorais municipais para as eleições de 2022 aqui. Para procurar os outros anos, vá ao canal Download de Dados e selecione o item "Eleições" em "Tema", localizado no menu à esquerda da página. Abrirão todas as opções existentes na base, inclusive as dos resultados eleitorais municipais dos anos anteriores. Basta procurar a do seu interesse.


Sobre o CEM:
Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.


Informações para imprensa:
Janaína Simões
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097