Novos episódios do podcast Urbanidades/CEM da série “Na cozinha da pesquisa”

Série traz entrevistas com cientistas sobre os bastidores da pesquisa.

O podcast Urbanidades traz novos episódios de “Na cozinha da pesquisa”, uma série especial com pesquisadores atuais e que já integraram o Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp). As entrevistas abordam diversos aspectos dos bastidores da investigação científica, com destaque para temas relacionados à metodologia e técnicas de pesquisa. O Urbanidades é um podcast sobre o urbano brasileiro, roteirizado, desenvolvido, produzido e distribuído pelo UrbanData-Brasil/CEM, que reúne pesquisadores de diferentes áreas que abordam as dinâmicas sociais urbanas.

O sétimo episódio trata do assunto “Métodos mistos na pesquisa sobre governança multinível”, e tem como entrevistados Maria Fernanda Aguilar Lara, Renata Bichir e Sergio Simoni Junior. Ouça aqui

“Inovações metodológicas nas pesquisas sobre transporte e desigualdades urbanas”, com Mariana Giannotti e Pedro Logiodice, é o tema do sexto episódio da série. Ouça aqui.

O quinto episódio tem participação de Jacqueline Moraes Teixeira e Telma Hoyler, que conversam sobre “Mobilização Política e Métodos Qualitativos”. Ouça aqui

Além destes episódios da série “Na cozinha da pesquisa”, o Urbanidades produziu outro especial, sobre o workshop "Urban Injustices: Normative Ideas and Practices", evento realizado pelo CEM, com apoio do Cebrap e da Fapesp, nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro deste ano. No podcast, Luma Mundin Costa e Vaner Muniz receberam Katarina Pitasse Fragoso (CEM/USP), pós-doutoranda no Departamento de Ciências Políticas da Universidade de Frankfurt, e Pedro Lippmann (CEM/USP), doutorando na Universidade de Paris I - Panthéon-Sorbonne.
Para ouvir, clique aqui

O Urbanidades é produzido por uma equipe de estudantes vinculada ao UrbanData-Brasil/CEM, banco de dados bibliográfico sobre o Brasil urbano coordenado por Bianca Freire-Medeiros, pesquisadora do CEM. O canal ficou entre os 5% podcasts mais compartilhados na categoria educação do Spotify em 2022.

Leia mais sobre os quatro primeiros episódios do especial “Na cozinha da pesquisa” no canal de Notícias do site do CEM. Acesse todos os episódios de Urbanidades aqui

Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.

Informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097