Seminário conjunto DCP-USP e CEM discute inclusão e desigualdade no ensino superior

Evento é presencial, aberto ao público, e não precisa fazer inscrição, mas também terá transmissão pela internet.

O Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (DCP-FFLCH/USP) promove, em colaboração com o Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp), o Seminário “Inclusão ou reprodução das desigualdades: trajetória recente do ensino superior no Brasil”. O evento será realizado dia 31 de agosto, às 17h30, de forma presencial, na Sala 14 do Prédio das Ciências Sociais da FFLCH-USP, no campus do Butantã. Também haverá transmissão do seminário pelo canal da FFLCH-USP no Youtube pelo link https://www.youtube.com/watch?v=gf5d5hGK8p0. Serão palestrantes os professores Flavio Carvalhaes (UFRJ) e Carlos Antônio Costa Ribeiro (IESP-UERJ). Marta Arretche (CEM e DCP-USP) é a moderadora.

Flavio Carvalhaes é professor adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele tem experiência na área de sociologia, com ênfase em Estratificação e Desigualdade Social, com interesse especial pelos seguintes temas: educação, disparidades sociais em saúde, relações raciais, transições da escola para o trabalho e metodologia quantitativa.

Carlos Antônio Costa Ribeiro é professor e pesquisador do  Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Doutor em sociologia pela Columbia University, foi pesquisador convidado do Center for Advanced Studies in the Behavioral Sciences (CASBS) da Stanford University. Seu principal tema de pesquisa são os determinantes da desigualdade de oportunidades econômicas ao longo dos ciclos de vida e entre gerações. Neste sentido, estudou temas como mobilidade social intergeracional, desigualdade de oportunidades educacionais, classes sociais, desigualdades raciais, mercados de casamento, transições para a vida adulta, criminalidade e justiça.

Professora titular do DCP-FFLCH/USP, Marta Arretche é coordenadora dos projetos de pesquisa “Preferências e desigualdade dos cidadãos” e “Avaliação da política de ações afirmativas da USP” no CEM, onde atua também como pesquisadora. Ela foi pró-reitora adjunta de pesquisa da USP (2016-2018) e editora-chefe da Brazilian Political Science Review (2012-2018). Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi pesquisadora visitante do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e do Instituto Universitário Europeu. Sua área de pesquisa é a análise institucional e comparada do federalismo e políticas sociais.

A programação de seminários do DCP-USP constitui uma das principais atividades de formação da pós-graduação em Ciência Política da USP. Os seminários, coordenados pelo professor do DCP Rogério Bastos Arantes, possuem caráter abrangente, e são voltados à produção e divulgação do conhecimento científico de ponta produzido no escopo das linhas de pesquisa que compõem o Programa [Teoria Política e Pensamento Político (TP), Democracia, Instituições Políticas e Sociedade (IP), Políticas Públicas (PP) e Relações Internacionais (RI)]. Há também eventos especiais, como o Seminário Discente da Pós-Graduação, workshops e seminários dedicados à análise de conjuntura e ao debate sobre a profissão de cientista político. A programação atualizada e links podem ser encontrados no site http://dcp.fflch.usp.br/ ou no canal de eventos do site da FFLCH.

Serviço:
Seminário “Inclusão ou reprodução das desigualdades: trajetória recente do ensino superior no Brasil”
Quando: 31 de agosto, às 17h30.
Presencial: Sala 14 do Prédio das Ciências Sociais da FFLCH-USP.
Av Professor Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária. São Paulo.
Online: https://www.youtube.com/watch?v=gf5d5hGK8p0.

Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.

Informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097