​Conferência discute agenda alimentar urbana e periurbana

CEM é um dos organizadores do evento, que vai debater e apresentar propostas a serem encaminhadas para a 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a se realizar em dezembro.

Janaína Simões, com informações da Conferência Livre Nacional Alimentação nas Cidades

No dia 4 de outubro de 2023, das 9h às 18h, será realizada de forma remota a "Conferência Livre Nacional Alimentação nas Cidades - alimento nas cidades, comida de verdade". O Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) é um dos apoiadores do evento. O objetivo é promover o debate e apresentar propostas sobre a agenda alimentar urbana e periurbana, em uma discussão em sintonia com a próxima Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).  

As Conferências Livres Nacionais possuem caráter deliberativo e fazem parte dos mecanismos de participação social em Segurança Alimentar e Nutricional, elegendo delegados para a 6ª CNSAN, que terá como lema “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”, e será realizada entre 11 e 14 de dezembro deste ano, em Brasília. Na ocasião serão discutidos os temas: Ambientes alimentares nas cidades; Abastecimento alimentar das cidades no marco de sistemas alimentares sustentáveis; Gênero, raça/cor, renda e populações em situação de insegurança alimentar e nutricional. 

Na Conferência Livre Nacional, haverá também a eleição de delegado(s) para a 6ª CNSAN.

 

Programação da Conferência Livre Nacional

9h a 12h

•Sessão de abertura

•Aprovação do regimento da Conferência

•Palestras com especialistas

12h a 13h Intervalo para almoço

13h a 18h

•Grupos de trabalho temáticos - Ambientes alimentares nas cidades; Abastecimento alimentar das cidades no marco de sistemas alimentares sustentáveis; Gênero, cor, renda e populações em situação de insegurança alimentar e nutricional

•Plenária para apresentação das propostas dos grupos

•Escolha de delegada ou delegado para a 6ª CNSAN

A Conferência Livre Nacional será realizada em língua portuguesa, sem interpretação de LIBRAS.

Inscreva-se, gratuitamente, até o dia 02/10, em https://www.sympla.com.br/evento-online/conferencia-livre-nacional-sobre-alimentacao-e-cidades-alimento-nas-cidades-comida-de-verdade/2136256.

Além do CEM, a "Conferência Livre Nacional - Alimentação nas Cidades - alimentos na cidades, comida de verdade", é coordenada pelas seguintes organizações: Instituto Comida do Amanhã; Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (OPSAN/UnB); Escola de Nutrição da UNIRIO; Grupo de Estudos e Pesquisas em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (GEPAD/UFRGS); Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Ambiente Alimentar e Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (GEPPAAS/UFMG); ICLEI América do Sul; Instituto Regenera e CEFET/MG, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.


Sobre o CEM:
Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.


Informações para imprensa:
Janaína Simões
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097