Seminário CEM discute o desmonte de políticas públicas no Brasil

Evento dia 6 de outubro, às 16h, será online, com transmissão pelo canal do CEM no Youtube. Gabriela Lotta e Michelle Morais de Sá e Silva são as palestrantes.

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) promove no dia 6 de outubro, às 16h, o seminário virtual "Desmonte de políticas públicas: debate a partir de casos empíricos". As apresentadoras são Gabriela Lotta, pesquisadora do CEM e professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), e Michelle Morais de Sá e Silva, professora e co-diretora do Centro de Estudos sobre o Brasil na Universidade de Oklahoma. Comentários serão feitos por Eduardo Marques, diretor do CEM, com mediação de Renata Bichir, coordenadora da Área de Pesquisa do CEM. A transmissão do seminário será feita pelo canal do CEM no Youtube

Ambas as palestrantes são autoras de capítulos do livro “Desmonte e Reconfiguração de Políticas Públicas (2016-2022)”, recém lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e que está disponível gratuitamente no site do Ipea - clique aqui. No caso de Michelle, ela é ainda um dos editores da publicação, ao lado de Alexandre de Ávila Gomide e Maria Antonieta Leopoldi. Os dois textos servirão como base para a discussão no seminário CEM.

O capítulo escrito por Gabriela, Mariana Costa Silveira e Michelle Fernandez tem como título “Ações e Reações: Mecanismos de Opressão à Burocracia e Suas Diferentes Estratégias de Reação” e pode ser lido aqui. As pesquisadoras afirmam que há uma extensa produção científica sobre as ações burocráticas, mas elas identificam uma lacuna nesses estudos: “falta uma compreensão sobre como se dão os comportamentos burocráticos e a relação entre burocratas e políticos em contextos de autoritarismo, populismo ou de baixa efetividade institucional”, apontam no texto. O capítulo procura, então, desenvolver uma teoria sobre comportamento de resistência burocrática frente a tentativas recentes de reconfiguração forçada de políticas, contribuindo para preencher essa lacuna, considerando a interação entre políticos eleitos e um contexto de ataque à democracia.

Já o de Michelle é intitulado “Desmonte Autoritário de Políticas Públicas no Brasil: Quando Servidores Pedem Para Sair” e pode ser acessado aqui. Com base na literatura que busca compreender os processos de desmonte de políticas públicas, o capítulo trata do caso brasileiro durante o governo do presidente Jair Bolsonaro. “Nessa linha, este capítulo irá revelar características singulares que podem ajudar a diferenciar o desmonte de políticas públicas que está ocorrendo no Brasil de outras formas de desmonte e, particularmente, de mudanças em políticas públicas em contextos democráticos”, explica a autora na introdução do capítulo.

As palestrantes

Além de pesquisadora do CEM, Gabriela Lotta é professora de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGV). Foi professora visitante em Oxford (Blavatnik School of Government). É doutora em Ciência Política pela USP, mestre e graduada em administração pública pela FGV. Coordena o Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB) e também é docente da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Em 2021, foi nomeada como uma das 100 acadêmicas mais influentes do mundo na área de governo pela organização Apolitical.

Michelle Morais de Sá e Silva é professora e co-diretora do Centro de Estudos sobre o Brasil na Universidade de Oklahoma. É PhD e mestre em Educação Comparada e Internacional pela Universidade de Columbia. Possui também mestrado em “Estudos sobre o Desenvolvimento” pelo International Institute of Social Studies da Universidade de Rotterdam e graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Sua agenda de pesquisa inclui políticas públicas, direitos humanos, educação e cooperação internacional. É editora das revistas científicas Journal of Comparative Policy Analysis e International Review of Public Policy.

Para acompanhar o seminário CEM, basta clicar aqui para acessar a página da instituição no Youtube e aguardar nesta página a abertura da tela quando iniciar a transmissão.

Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.

Informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097