CEM desenvolve projeto para aprimorar experiência dos usuários do site

Portal disponibiliza base de dados desenvolvida pelos pesquisadores do Centro, além de servir para divulgar notícias, eventos e publicações.

Janaína Simões

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) iniciou um estudo detalhado sobre a experiência dos usuários do seu site, que dá acesso à base que contém mais de 300 dados cartográficos e não cartográficos, além de ser o canal de divulgação de notícias, eventos e publicações da equipe da instituição, as quais totalizam quase 800 artigos, 72 livros e 306 capítulos de livros e 168 teses e dissertações. Como parte deste estudo, foi montado um questionário de avaliação do site, que pode ser respondido por todos os usuários pelo Google Formulário. Para participar da pesquisa, clique aqui. Ela pode ser respondida em cerca de 15 minutos até dia 10 de dezembro.  

O questionário é parte do projeto de iniciação científica, com ênfase no design de interação e no design de interfaces, intitulado “Os ambientes digitais do Centro de Estudos da Metrópole (CEM): investigações sobre interação e usabilidade”, de Luciana Salvarani, estudante de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design da Universidade de São Paulo (FAU-USP). O questionário online tem perguntas relacionadas à agradabilidade e à facilidade que um usuário do portal tem em localizar-se e encontrar informações dentro da interface. 

“Este projeto tem como objetivo principal desenvolver graficamente uma interface digital interativa para nosso site, buscando um produto final que permita organizar a produção do CEM de modo eficiente e que seja de fácil navegação e aprendizado, tanto para usuários especialistas quanto para aqueles sem experiência prévia na navegação de bases de dados e demais produtos acadêmicos”, explica Mariana Giannotti, coordenadora da Equipe de Transferência, e Difusão do CEM e orientadora do projeto.

O trabalho buscará não só o aperfeiçoamento do projeto gráfico do site existente, mas também prevê a entrega de produtos novos dentro do portal, como o GeoCEM, ainda em elaboração, e o Painel Cadastral da Cidade de São Paulo – Dash do IPTU, já disponível (clique aqui para conhecer). Discussões internas com a Equipe de Transferência e coordenadores do CEM foram feitas previamente para se elaborar um balanço do site atual. Também foram feitas a pesquisa bibliográfica e o uso do Google Analytics para obtenção e análise de dados de navegação dos usuários. 

“As metas decorrentes da experiência do usuário possuem muito valor para a avaliação das interfaces, pois servem como uma ponte mais direta para entender as preferências do usuário em relação ao sistema, e serão melhor identificadas durante o processo de questionários e entrevistas”, acrescenta Luciana, ao destacar a importância da consulta aos usuários por meio do Google Forms e de entrevistas posteriores. 

A segunda etapa do estudo consistirá em entrevistas semiestruturadas, individuais ou em grupo, em que é possível entender mais diretamente quais são as preferências e expectativas do usuário individualizado ao utilizar o portal. Nesta fase, se partirá de questões que orientam a entrevistas, mas, ao mesmo tempo, será aberto espaço para perguntas mais amplas e subjetivas, e também serão usados materiais gráficos previamente projetados que auxiliam na avaliação mais direta da interface.

A conjugação dos dados obtidos com o Google Analytics e com os utilizadores do site vão ajudar Luciana e a Equipe de Transferência e Difusão a desenvolver uma nova interface gráfica para o site e os produtos novos e já criados. Essa interface será projetada pensando não apenas em princípios estéticos, que tornam a experiência de navegação mais agradável e atrativa ao usuário, mas principalmente em princípios de eficácia, eficiência e usabilidade, sempre focando no contexto de uso e nas atividades e interações a que essas interfaces darão suporte. 

Ajude o CEM a aprimorar seu site e seus produtos participando da pesquisa. Clique aqui para acessar o formulário.


Sobre o CEM:
Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.


Informações para imprensa:
Janaína Simões
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097