Base de dados do CEM traz mapeamento de corredores de ônibus da Região Metropolitana de São Paulo

Somando quase 200 quilômetros de vias segregadas, os corredores conectam terminais onde se integram a linhas comuns de ônibus.

Janaína Simões

A Equipe de Transferência e Difusão do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) elaborou uma base com os dados georreferenciados que apresenta 15 diferentes corredores de ônibus da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), somando quase 200 quilômetros de vias mapeadas. O banco de dados contém informações como a extensão do corredor de ônibus em quilômetros, a empresa responsável pela operação, identifica o nome dos corredores e o ano em que o corredor (ou parte dele) entrou em operação e o município em que fica o corredor.

Intitulada “Corredores de Ônibus - Região Metropolitana de São Paulo – 2021”, sua representação cartográfica resulta em 49 segmentos de linha, por conta de bifurcações ou binários. O arquivo CEM contém apenas os corredores (que operam em vias segregadas), não contemplando as faixas exclusivas implantadas pela operadora de trânsito, por onde passam diferentes linhas comuns de ônibus. Da mesma forma, não foram incluídas as linhas comuns da EMTU, que conectam diferentes municípios da RMSP.

A implantação dos corredores metropolitanos de ônibus é um tema crítico para a RMSP, pois não há uma governança para essa região que consiga trazer rapidamente consenso na implementação de políticas públicas coordenadas entre os diversos municípios que a compõe. Isto impede, por exemplo, a desejada rapidez na realização de obras como corredores de ônibus para linhas intermunicipais, sem dúvida menos complexas e menos custosas do que as linhas metroviárias.

Um exemplo positivo é o Corredor Metropolitana ABD (São Mateus – Jabaquara), exclusivo para ônibus e trólebus gerenciados pela EMTU/SP, com extensão total de 33 quilômetros. Ele liga os distritos paulistanos de São Mateus e Jabaquara, conectando também quatro municípios do ABC: Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. Quando sua operadora comemorou 22 anos, em 2019, contava com índices de aprovação de 87% por parte da população usuária.

Parada do corredor Expresso Tiradentes.
Foto: Eliezer Santos / Wikimedia Commons

“A base dos corredores de ônibus é parte de um conjunto de mais três bases cartográficas de dados elaboradas pela Equipe de Transferência e Difusão do CEM que dão um panorama do transporte público de grande porte de passageiros na RMSP”, destaca José Donizete Cazzolato, geógrafo integrante da equipe. Além dessa base, lembra, foram elaboradas as bases cartográficas das linhas de metrô, estações de metrô e terminais urbanos. Essas estruturas, segundo Cazzolato, são parte da Rede Metropolitana de Transportes de São Paulo, composta pelas malhas de transporte metroferroviário, que se complementa com os corredores de ônibus da EMTU e da SPTrans.

Para baixar e consultar a base de dados de corredores de ônibus, basta clicar aqui para ir ao canal “Download de Dados” do site do CEM e selecionar, no menu à esquerda, dados do tipo “Cartográfico” e o tema “Transporte e Mobilidade”. Ao clicar em “Exibir Mais” no título da base “Corredores de Ônibus - Região Metropolitana de São Paulo - 2021“, aparecerá o arquivo ZIP que hospeda todo o conteúdo para download, que é gratuito, bastando dar crédito ao CEM para uso. 


Sobre o CEM:
Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.


Informações para imprensa:
Janaína Simões
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097