Lançamento de livro de pesquisadores do CEM: Vozes à margem: periferias, estética e política

Novo livro resultado de pesquisas no CEM/CEPID

A coletânea reúne artigos sobre a produção cultural das periferias urbanas brasileiras

noticia-vozes-a-margem-corpo-02082017.jpg"Vozes à margem", organizado por Giordano Barbin Bertelli e Gabriel de Santis Feltran, é o segundo volume da Coleção Marginália de Estudos Urbanos, coordenada por Gabriel de Santis Feltran. A coletânea reúne artigos de diversos pesquisadores dedicados à produção cultural das periferias urbanas brasileiras e apresenta ao público a abordagem do tema da(s) linguagem(ns) e da(s) estética(s) produzidas/consumidas por grupos marginalizados no cenário urbano contemporâneo. Trata-se de enfocar expressões linguísticas, artistico-culturais e estéticas, presentes na sociabilidade destes grupos e de atentar para seus múltiplos significados políticos.

Data de lançamento: São Paulo, 14 de agosto de 2017

Ficha técnica:

Editora: EDUFSCAR

Ano de publicação: 2017

ISBN: 978-85-7600-468-4

Título: Vozes à margem: periferias, estética e política

Organizadores: Giordano Barbin Bertelli e Gabriel Feltran

Páginas: 307

Sumárioclique aqui

Para mais informações sobre como adquirir o livro: clique aqui

Press Release

Relação entre periferia, estética e política é tema de livro da EdUFSCar

Compreender a relação entre a estética e a política periféricas. Esse é o objetivo dos artigos reunidos na obra "Vozes à margem: periferias, estética e política", organizada pelos pesquisadores Giordano Barbin Bertelli e Gabriel Feltran, que está sendo lançada pela EdUFSCar.

"O livro é fruto, por um lado, das discussões sobre música, etnografia e periferias que vinham sendo realizadas no NaMargem - Núcleo de Pesquisas Urbanas - e de seu reflexo na estruturação da disciplina Sociologia Urbana, ministrada por Feltran. Por outro lado, corresponde ao propósito de renovar a leitura da politicidade das periferias, atentando para o papel que a dinâmica cultural e a expressividade estética exerce nos processos de subjetivação, mobilização e atuação de seus atores na esfera pública", explica Bertelli.

A obra é composta por 14 artigos, divididos em duas partes. A primeira parte é intitulada "Uma tradição crítica preterida: música, ressignificação política, confronto estético"; e a segunda é "A cidade em suas marcas: territórios marginais e espaços públicos". "A divisão deve-se apenas à tentativa de organizar o material segundo suas afinidades temáticas: a primeira parte gira todo em torno da expressividade musical; e a segunda trata de diversas manifestações e linguagens, mas sempre reportando-se à questão da configuração de territorialidades", descreve o organizador.

Os autores dos artigos, um total de 17, compõem uma rede de pesquisadores que focam na discussão das marginalidades urbanas contemporâneas, com seu lugar de fronteira entre o legítimo e o ilegítimo, o legal e o ilegal e, no limite, entre o humano e o inumano, "preocupados, portanto, com o lugar de centralidade que as margens ocupam no conflito social da sociedade brasileira contemporânea", acrescenta Bertelli.

"Vozes à margem", apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), é o segundo volume da Coleção Marginália de Estudo Urbanos, parceria entre a EdUFSCar e o projeto As Margens da Cidade, do Centro de Estudos da Metrópole.

FONTE: EdUFSCar