Pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole integra comitê do Prix International de Géographie Vautrin Lud (o Nobel da Geografia)

O pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid), Eduardo Cesar Leão Marques, participa do comitê  internacional do Prix International de Géographie Vautrin Lud para elaboração de lista de candidatos daquela que é a maior premiação no campo da Geografia. Esta premiação é considerada o Prêmio Nobel de Geografia e é realizada desde 1991, adotando os mesmos procedimentos de escolha dos premiados.

O cientista social Eduardo Marques é vice-diretor do CEM e professor livre-docente do Departamento de Ciência Política da FFLCH-USP e atua nos seguintes temas: políticas públicas, sociologia e política urbana, redes sociais e pobreza urbana. Também é atualmente "Corresponding Editor for Latin America" da Revista IJURR (www.ijurr.org). Preside o RC-21 da International Sociological Association (2014/2018), trustee da FURS - Foundation for Urban and Regional Studies (Inglaterra), membro do Conselho Estratético e professor colaborador da Escola Urbana da Sciences Po (Paris), coordenador brasileiro do projeto ReSolution do CEM e da CASA/UCL (financiamento Fapesp e ESRC) e coordenador de área de ciência política da FAPESP. Pesquisador de Produtividade CNPQ 1B.

A cada outono, um júri de cinco acadêmicos que atuam no campo da geografia de distintas nacionalidades (em geral cinco membros do Gymnase Vosgien) escolhem um agraciado a partir de uma lista confeccionada por 240 reputados geógrafos/acadêmicos de diversas partes do planeta. A participação de Marques deste comitê ocorre tendo em vista as pesquisas por ele realizadas/coordenadas e que envolvem também o campo da geografia.