Lançamento internacional de livro sobre desigualdade espacial em regiões metropolitanas

Diretora do CEM participa como co-organizadora e co-autora em publicação internacional comparativa sobre Políticas Públicas territoriais

"Inequality and Governance in the Metropolis; Place Equality Regimes and Fiscal Choices in Eleven Counties" é lançado pela Palgrave Macmillan

Co-organizado por cientistas políticos e um geógrafo, o livro "Inequality and Governance in the Metropolis; Place Equality Regimes and Fiscal Choices in Eleven Countries" constitui-se na primeira publicação que sistematiza investigações em vários países sobre regimes de igualdade territorial (place-equality regimes), consistindo em políticas, instituições e sistemas de governança que visam reduzir as desigualdades na provisão de serviços em regiões metropolitanas. 

A obra de Jefferey M. Sellers, Marta Arretche, Daniel Kubler e Eran Razin está sendo lançada pela editora Palgrave Macmillan (Reino Unido). Reúne 13 capítulos que examinam regimes de igualdade territorial em onze democracias, incluindo países desenvolvidos e em desenvolvimento, em cinco continentes. A análise revela novas dimensões para abordar políticas de redução de desigualdade no mundo, diante de um dos mais importantes desafios da governança mundial no século XXI.

Regiões metropolitanas tornaram-se a forma dominante de assentamentos humanos.  As disparidades nas metrópoles situam-se cada vez mais como uma tendência no que tange ao crescimento da desigualdade. Regimes de igualdade territorial são cada vez mais um componente crítico das políticas de bem estar social. 

O trabalho é o resultado de uma década de colaboração internacional de pesquisa, focada na forma como os países lidam com as desigualdades territoriais em suas regiões metropolitanas.  Aborda um importante e ao mesmo tempo negligenciado e oportuno tema: as tensões internas entre crescimento econômico, modelos bem-estar e de justiça social e distribuição/redistribuição espacial.

Inclui análise qualitativa de regimes de bem-estar e o papel das cidades no fornecimento de serviços junto com estudos quantitativos de dados intra-metropolitanos de receita e gastos em cada região.

Marta Arretche  é pró-reitora adjunta de pesquisa da Universidade de São Paulo, diretora do Centro de Estudos da Metrópole, professora-titular do Departamento de Ciência Política da USP e também autora nesta publicação do Capítulo 7 - The Brazilian Place Equality Regime e co-autora da conclusão.

O livro está disponível pela internet, mediante requisição: http://www.palgrave.com/br/book/9781137573773#aboutBook

FICHA TÉCNICA

TítuloInequality and Governance in the Metropolis; Place Equality Regimes and Fiscal Choices in Eleven Counties

Organizadores: Jefferey M. Sellers, Marta Arretche, Daniel Kubler e Eran Razin

Editora: Palgrave Macmillan/UK

Páginas: 274

ISBN: 978-1-137-57378-0

DOI: 10.1057/978-1-137-57378-0