Base de dados - Pesquisa Dimensões Sociais da Desigualdade (PDSD)

Nova base de dados é incluída no conjunto do CEM - Projeto de Sistema de Indicadores de Estratificação e Mobilidade Social  (IESP-UERJ)

A Pesquisa Dimensões Sociais da Desigualdade (PDSD) é uma iniciativa ímpar no cenário da ciência social brasileira. Fruto do Projeto de Sistema de Indicadores de Estratificação e Mobilidade Social, coordenado pelo pesquisador Nelson do Valle Silva (IESP-UERJ), recebeu financiamento do CNPQ e foi a campo por todo Brasil, produzindo uma amostra (aleatória) com representatividade nacional – e com desenho comparável ao vigente nas Pesquisas Nacionais por Amostragem de Domicílios (PNAD-IBGE) até 2004 (isto é, apenas não foram investigadas as áreas rurais da região Norte).

A proposta era produzir um conjunto consistente de indicadores sociológicos para o acompanhamento da dinâmica da desigualdade e da mobilidade social no Brasil. Neste aspecto, a pesquisa é absolutamente original; e tal propósito foi cumprido com rigor, profundidade e maestria. As pesquisas oficiais produzidas pelos órgãos governamentais geralmente se ocupam apenas dos atributos e caracterizações mais básicas da população, frequentemente deixando de lado quesitos centrais para as indagações das ciências sociais. A PDSD é bastante rica e detalhada, visando suprir a lacuna de informações em muitos temas de interesse. Uma de suas principais motivações era investigar o processo de criação e transmissão das desigualdades ao longo do ciclo de vida dos indivíduos, identificando momentos e etapas cruciais.

O conjunto de arquivos que divulgamos contém:

• Banco de dados
  • Notas técnicas
  • Material de campo
  • Questionários

Para baixar o banco de dados clique aqui (arquivo .rar com 8.518 Kb)

O banco de dados está em formato SPSS. Há 26.146 linhas/casos, cada uma delas representando um indivíduo. A unidade amostrada é o domicilio – assim, no interior da mesma residência, todos os moradores foram entrevistados. No entanto, o foco da entrevista dirigia-se principalmente para os chefes/responsáveis pelos domicílios e seus cônjuges. Deste modo, para pessoas nessas posições há um maior número de variáveis e informações. Recomendamos fortemente que as notas técnicas e definições amostrais sejam consultadas.

A documentação é a original – e não contém um dicionário de códigos. No entanto, as variáveis no arquivo SPSS contêm labels e descrições detalhadas. Além disso, sua numeração segue aquela dos questionários (que, por sua vez, podem e devem ser utilizados como material complementar sobre as variáveis). No Manual de Campo, o usuário também encontrará informações preciosas sobre a realização da pesquisa e o significado dos conceitos empregados.

Disponibilizar a PDSD para uso público é uma forma pela qual o Centro de Estudos da Metrópole homenageia o pesquisador Nelson do Valle Silva, uma das principais figuras das Ciências Sociais no Brasil. Nelson é pioneiro nos estudos de estratificação social no país. Seus trabalhos têm grande importância e impacto no estudo das desigualdades educacionais, raciais, ocupacionais bem como na estruturação de classes e no mercado de trabalho. Atualmente é Pesquisador Sênior nacional do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - IESP-UERJ.