Metodológicas-2016 Curso Agent-based modeling para Ciências Sociais

Cursos, oficinas e seminários metodológicos do CEM

A reflexão metodológica plural, que oferece subsídio a pesquisas multimétodos  é  uma das características centrais da produção do CEM. Em 2016, o CEM seguirá compartilhando seus avanços metodológicos em Cursos,  Seminários e  Oficinas sobre Metodologia com pesquisadores e estudantes interessados. A proposta geral é a difusão de metodologia e técnicas de pesquisa em Ciências Sociais.

Próximo curso

Agent-based modeling para Ciências Sociais, com Davoud Taghawi-Nejad  (CEM/Cepid)

Objetivo: capacitar na escrita de programas de computador (na linguagem Python) que simulam a interação de indivíduos. Compreende-se que mesmo o mais simples dos comportamentos individuais pode gerar resultados agregados de extrema complexidade. Assim, "agentes" localizados no nível micro produzem propriedades emergentes presentes apenas no nível macro, formando Sistemas Complexos.

A modelagem baseada em agentes (Agent-based modeling - ABM) consiste em criar modelos computacionais para os comportamentos individuais e observar quais os padrões e regularidades agregadas emergem dali. Essa estratégia é muito flexível. "Agentes" não precisam ser apenas pessoas: podem ser famílias, empresas ou até animais. O denominador comum dessa abordagem (Complexidade) é o suposto de que o todo é maior do que a soma de suas partes. Um exemplo simples é o de um formigueiro. Cada formiga individualmente toma decisões muito simples -- no entanto o formigueiro acaba por configurar cria uma sociedade extremamente complexa. Um exemplo das Ciências Sociais (com o qual será feito trabalho em sala de aula): em 1971, Thomas Schelling construiu um modelo para explicar os padrões urbanos de segregação racial nos Estados Unidos. Schelling mostrou que mesmo que cada agente individualmente seja apenas levemente racistas, é possível encontrar um alto grau de segregação.

De modo geral, a proposta é de tentar responder a perguntas sobre o que o resultado macroscópico de microdecisões,  ou seja, sobre como comportamentos individuais levam a uma propriedade emergente na sociedade.

Pré-requisitos:

1. - Domínio da língua inglesa, já que o curso será totalmente ministrado em inglês

2. - Conhecimentos de informática

Não é necessário conhecimento prévio de programação, matemática ou estatística. Mas alguma familiaridade com esses assuntos é sempre bem-vinda.

Serão 24 horas de aulas, com um pequeno trabalho de programação para ser feito entre a primeira e a segunda semana.

Docente: Davoud Taghawi-Nejad graduação (B.A.) em Economia pela Universidade de Bolzano (Itália), mestre (MA/DEA) pela Catholic University Louvain-La-Neuve (Bélgica) e PhD em Complexity Economics pela Universidade de Turin (Itália). Realizou estágio pós-doutoral no Massachusetts Institute of Technology (MIT), na Escola Politécnica da USP e atualmente é pesquisador pós-doutorando no CEM/Cepid.

Quando: (semana 1) 22, 23, 24 e (semana 2) 28, 29 e 30 de março, sempre das 9 às 13 horas

Local: Laboratório de informática 122. Prédio da Filosofia e das Ciências Sociais, FFLCH/USP. Av. Professor Luciano Gualberto, 315

Cidade Universitária

São Paulo - SP