Workshop Nepo-Unicamp e CEM revisita e discute teorias e metodologias para entender mobilidade populacional

Evento reunirá pesquisadores em Campinas, no dia 14 de novembro;  um dos destaques será a análise das contribuições de Paul Singer ao tema.

O Núcleo de Estudos de População "Elza Berquó" (NEPO-Unicamp), o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAT-UFMG) organizam o workshop “Mobilidade da População e Processo de Metropolização - Revisitando Enfoques, Pensando em Avanços”, que será realizado dia 14 de novembro, em Campinas, e reunirá pesquisadores para tratar das contribuições de Paul Singer e das tendências e possibilidades teórico-metodológicas sobre o tema. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site do NEPO-Unicamp

O evento dialoga com os temas discutidos no livro “Dinâmica demográfica e socioespacial no Brasil metropolitano: convergências e especificidades regionais”, organizado pelo professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH) José Marcos Pinto da Cunha. A publicação, editada pela EDUFSCar, contou com apoio do CEM, e reúne estudos que pretendem contribuir para a reflexão sobre o processo de expansão territorial e a dinâmica migratória registrados no final do século XX e começo do século XXI no âmbito das nove regiões metropolitanas “federais” do Brasil.

“Não há dúvidas de que a migração interna é dos fenômenos mais importantes para se compreender as transformações demográficas e da redistribuição espacial da população observadas no país, nos séculos passado e atual, assim como as consequências das desigualdades socioespaciais existentes em nosso território”, afirma Cunha, que também é o organizador do workshop.

Segundo ele, as grandes mudanças econômicas, sociais e demográficas observadas no Brasil e no mundo, a partir dos anos 1990, suas inevitáveis repercussões nas tendências, e as características da migração interna, nas dinâmicas regionais e, em especial, nas metrópoles, têm exigido novos esforços interpretativos. “Sem prejuízo dos avanços obtidos até então, certamente esses esforços são necessários para uma melhor compreensão do fenômeno, particularmente nos países em desenvolvimento”, completa. Dessa forma, tendo como foco a análise e reflexão demográficas, busca-se com o workshop contribuir para processo de reflexão e avanço teórico-metodológico nessa importante área de estudo.

O workshop faz parte de uma estratégia do novo projeto do professor Cunha focado nos avanços interpretativos sobre a questão da mobilidade da população, além de atender a uma demanda da própria comunidade de demógrafos estudiosos da migração. No evento, a reflexão sobre os avanços em termos teóricos/metodológicos identificados nesse campo terá como referência contribuições clássicas na áreas de economia política de migração, em especial o ensaio seminal de Paul Singer, “Migrações Internas: considerações teóricas sobre o seu estudo”. O Bloco 1 do workshop vai trabalhar o tema “Repensando a contribuição de Paul Singer: por uma economia política da migração”. Na parte da tarde, o Bloco 2 tratará do tema “A mobilidade espacial da população nas metrópoles da América Latina: tendências e possibilidades teórico-metodológicas”. No final de cada bloco haverá tempo para debate.

Confira aqui o nomes dos palestrantes e a programação completa. O workshop será realizado no Auditório do NEPO, na Unicamp, na Av. Albert Einstein, 1300, Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo, Campinas.

Assessoria de Comunicação do CEM
Fone (FFLCH-USP): 55 (11) 3091-2097