“A Política Pública como Campo Multidisciplinar” tem segunda edição

Editoras imprimem nova tiragem de livro coeditado pelo CEM.

As editoras Unesp e Fiocruz lançam a segunda edição do livro “A Política Pública como Campo Multidisciplinar”, coeditado pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Os organizadores são o professor Eduardo Marques, pesquisador e vice diretor do CEM, e Carlos Aurélio Pimenta de Faria, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Muitas disciplinas se dedicam ao estudo das ações do Estado, focando uma grande variedade de temas. Essa pluralidade contribui para o avanço das pesquisas, mas demanda cuidado para não haver grande fragmentação. Este livro traz uma coletânea de artigos que propõe um diálogo entre diversas áreas: ciência política, sociologia, administração pública, antropologia, direito, psicologia, demografia, história e relações internacionais.

O objetivo do livro é promover uma interpretação colaborativa, construída sobre bases teóricas compartilhadas. “No plano da sociedade, a instrumentalização do conhecimento científico tem sido uma constante por parte de ONGs e grupos de interesse, que não raro se tornam também produtores de conhecimento acerca das políticas públicas e dos problemas societários”, destacam os organizadores.

“A Política Pública como Campo Multidisciplinar” tem nova edição


SUMÁRIO:

Introdução

A Multidisciplinaridade no Estudo das Políticas Públicas

As Políticas Públicas na Ciência Política

Sociologia e Políticas Públicas

As Políticas Públicas Segundo a Antropologia

A Contribuição da Administração Pública para a Constituição do Campo de Estudos de Políticas Públicas

Relações Internacionais e Políticas Públicas: a contribuição da análise de política externa

Psicologia Social e Políticas Públicas: linguagens de ação na era dos direitos

O Direito nas Políticas Públicas

Demografia e Políticas Públicas: uma combinação sugestiva e necessária

História e Políticas Públicas

Referências Bibliográficas

Sobre os Autores


Leia aqui a resenha do livro.

Mais informações sobre o livro no site da editora Unesp e no da Fiocruz.

SIBRE O CEM:

Criado em 2000, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Universidade de São Paulo (USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.

ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Assessoria de Comunicação do CEM
Janaína Simões
Fone (FFLCH-USP): 55 (11) 3091-2097
E-mail: contato@centrodametropole.org.br