Livro “Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos 50 anos” chega à sua quarta edição

Livro traz 16 ensaios sobre temas que vão da educação e renda a participação política, abordando o período entre 1960 e 2010

A Editora Unesp e o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) lançam a quarta edição do livro “Trajetórias das desigualdades, como o Brasil mudou nos últimos 50 anos”, organizado por Marta Arretche, coordenadora do CEM. Essa obra inova ao desmontar a tese clássica segundo a qual o Brasil teria vivido uma “inaceitável estabilidade” da desigualdade. São 14 ensaios que abordam educação e renda, políticas públicas, demografia, mercado de trabalho e participação política, no período entre 1960 e 2010.

capa_trajetorias_ok_site.jpgO livro demonstra que, na verdade, as desigualdades entre os brasileiros foram expressivamente reduzidas nas últimas décadas, embora o país continue entre os mais desiguais do planeta. Os textos ainda deixam claro que esse processo de redução esteve estreitamente vinculado a decisões políticas, das quais, portanto, depende sua continuidade.

As análises se baseiam nos dados de seis Censos Demográficos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesse intervalo de tempo, marcado por uma transição acelerada de um país de perfil rural e homogeneamente empobrecido, em que apenas 20% dos jovens de até 15 anos concluíam os quatro anos de ensino básico, para um país urbano, que praticamente universalizou o acesso ao ensino fundamental, ampliou significativamente o alcance dos serviços públicos e aumentou em onze anos a expectativa de vida média de sua população.

Tal contraste reforça as conclusões da organizadora: “A trajetória de longo prazo das desigualdades no Brasil revela que não há determinismo – econômico ou político – nesse processo. Políticas importam! Mais que isso: deslocamentos nos padrões de desigualdade requerem políticas implementadas por um longo período de tempo”.

Saiba mais sobre o livro no site do CEM. Acompanhe ainda a série de entrevistas que Marta Arretche concedeu para o Canal da USP sobre a obra e veja também as animações produzidas pelo Ciência USP, feitas com base no livro.

O livro pode ser adquirido pelo site da Editora Unesp e está disponível nas principais livrarias.