Base de dados do CEM traz resultados dos locais de votação das regiões metropolitanas do Brasil e do estado de São Paulo em 2022

Esta é a única base que reúne os dados das eleições nesta escala,  a menor unidade para se analisar espacialmente os resultados eleitorais.

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) disponibiliza gratuitamente uma nova base de dados eleitorais, que contém os votos das últimas eleições majoritárias de 2022 de todos os locais de votação das principais Regiões Metropolitanas do Brasil e de todo o estado de São Paulo. Trata-se da única base de dados disponível para consulta direta no Brasil que traz essas informações nesta escala, que se refere ao local onde as pessoas votam e é a menor unidade de escala possível para analisar espacialmente os resultados eleitorais.

A base de dados de locais de votação traz a soma de todas as urnas que compõem esse local. Seu conjunto compõem as zonas eleitorais. São locais de votação, majoritariamente, as escolas públicas, mas também se referem a universidades, creches, escolas particulares, centros de detenção e à Fundação CASA.

A base contém todos os 18.184 locais de votação das principais regiões metropolitanas (RMs) do Brasil: Salvador (Bahia), Fortaleza (Ceará), Distrito Federal (DF), Vitória (Espírito Santo), Goiânia (Goiás), Belo Horizonte (Minas Gerais), Belém (Pará), Recife (Pernambuco), Curitiba (Paraná), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Campinas e Baixada Santista, além da RM de São Paulo (todas em  SP), que já estava disponível anteriormente em um arquivo a parte (mais informações aqui ). Além do arquivo cartográfico, está disponível no site do CEM a tabela em Excel com os votos por partido dos candidatos a presidente, governador, senador e os partidos com candidatos a deputado federal e estadual em 2022 em cada uma das localidades.

Região Metropolitana de Fortaleza - abra ampliado aqui

Todas as bases de dados do CEM sobre eleições são construídas a partir do local de votação, exceto a base de dados de zonas eleitorais, que já é consolidada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A zona eleitoral é a região geograficamente delimitada dentro de uma unidade da Federação, gerenciada por um cartório eleitoral, que centraliza e coordena os eleitores ali domiciliados.

Região Metropolitana de Goiânia - abra ampliado aqui

“Uma base de dados que reúna os resultados eleitorais para essa escala de análise não existe nem no site do TSE. Os resultados das eleições não são divulgados por local de votação, mas por zonas eleitorais e municípios”, explica o geógrafo Daniel Waldvogel Thomé da Silva, pesquisador da Equipe de Transferência e Difusão do CEM, que produziu os mapas que ilustram este texto. “Nossa base de dados inova também ao disponibilizar a cartografia das zonas eleitorais, com seus limites. Disponibilizamos os mapas das regiões metropolitanas e de todo o estado de São Paulo, para que seja possível analisar espacialmente os resultados”, acrescenta.

Região Metropolitana de São Paulo e Baixada Santista
abra ampliado aqui

Além dessa base por locais de votação das RMs brasileiras e do estado paulista, a Equipe de Transferência e Difusão do CEM disponibilizou as informações sobre os resultados eleitorais de 2022 por município no Brasil e para todo o  estado de São Paulo. Para consultar a base de dados Eleições, onde estão as novas informações, basta ir na página Download de Dados no menu Transferência e Dados da homepage do site do CEM, e selecionar, no menu à esquerda “Tipos” e “Temas”, os itens “cartográfico” e “eleições”, respectivamente. Clicando em exibir mais, aparece o arquivo em formato ZIP contendo o arquivo cartográfico (formato Shape) e o dicionário de dados (em PDF).

A outra opção de acesso é diretamente pelo link https://doi.org/10.55881/CEM.db.ele103 (Base Resultado eleitoral por local de votação das principais regiões metropolitanas do Brasil em 2022) e https://doi.org/10.55881/CEM.db.ele093 (Resultado eleitoral por local de votação do Estado de São Paulo em 2022).

Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.

Informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097