Base de dados dos resultados eleitorais do CEM contém dados do pleito de 2022 para a Região Metropolitana de São Paulo

Destaque para a possibilidade de geração de mapas e dados referentes aos locais de votação.

A Equipe de Transferência do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) acaba de incluir os resultados do pleito de 2022 na base de dados digital georreferenciada que contém os resultados eleitorais para a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Um dos destaques da base é a possibilidade de se gerar dados e mapas com base nos locais de votação. Também é possível utilizar as escalas do  município, distrito, zona eleitoral e territórios eleitorais desde 1996 até a última eleição.

O local de votação é onde a pessoa vota, geralmente em escolas. “Esta é a menor unidade de escala possível para analisar espacialmente os resultados eleitorais”, explica o geógrafo Daniel Waldvogel Thomé da Silva, pesquisador da Equipe de Transferência e Difusão do CEM. A base de dados “local de votação” tem em seu banco as informações de cada uma das urnas, compondo, a partir da soma de todos votos dos locais, as seções eleitorais.

Entre alguns dos mapas produzidos por ele para exemplificar o tipo de material que é possível produzir a partir da base de dados estão mapas que mostram, por exemplo, a quantidade de votos por local de votação na RMSP no segundo turno. Assim é possível ver quem venceu o pleito em cada um dos locais de votação.

Elaboração: Daniel Waldvogel Thomé da Silva/ Equipe de Transferência - CEM-Cepid Fapesp.
Clique aqui para ver o mapa ampliado.

Outros mapas, que também indicam os locais de votação (pontos pretos nos mapas), mas trabalham na escala das zonas eleitorais, apresentam de forma clara a distribuição dos votos entre os dois candidatos no segundo turno em parte da RMSP. Neles é possível ver os percentuais obtidos pelos candidatos em determinadas faixas, definidas nas legendas. Fica nítido que o presidente eleito conquistou mais votos nas regiões mais periféricas da capital, enquanto as outras cidades da RMSP, de menor população, votaram no atual presidente.

Clique aqui para ver o mapa ampliado.

Clique aqui para ver o mapa ampliado.

Todas as outras bases de dados do CEM sobre eleições foram construídas a partir do local de votação, exceto a base de dados de zonas eleitorais, que já é consolidada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A zona eleitoral é, segundo definição do TSE, “a região geograficamente delimitada dentro de uma unidade da Federação, gerenciada por um cartório eleitoral, que centraliza e coordena os eleitores ali domiciliados.” A zona eleitoral pode ser composta, portanto, por mais de um município ou por apenas parte dele, daí os números serem úteis para saber os resultados finais das eleições, mas não terem a precisão necessária para mapear os votos no nível dos municípios da RMSP.

Além de lidar com as mudanças das configurações das zonas eleitorais, distritos e locais de votação ao longo do tempo, a base de dados permite a identificação espacial mais precisa dos votos, sendo esta uma das grandes novidades das bases de dados que o CEM disponibiliza em relação a outras fontes oficiais sobre os resultados eleitorais. Há aproximadamente uma década, tanto TSE quanto Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deixaram de divulgar os resultados das eleições por local de votação e passaram a considerar os números das zonas eleitorais quando tornam públicos os dados eleitorais.

Mais informações sobre a base de dados foram apresentadas aqui. Para consultar a base de dados Eleições, basta ir na página Download de Dados no menu Transferência e Dados da homepage, e selecionar, no menu à esquerda “Tipos” e “Temas”, os itens “cartográfico” e “eleições”, respectivamente. Clicando em exibir mais, aparece o arquivo em formato ZIP contendo o arquivo cartográfico (formato Shape) e o dicionário de dados (em PDF).

Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.

Informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097