Conteúdo elaborado pelo CEM na Wikipedia atinge quase 70 mil visualizações
Desde que iniciou a contribuição com a Wikipedia, em fins de março deste ano, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) criou 30 artigos, editou mais de 80 verbetes e adicionou quase 2 mil de referenciamentos, ou seja, relacionou trecho de verbete a uma referência, todos relacionados a temas das Ciências Sociais, com especial interesse aos relativos à metrópole. Ao todo, esses conteúdos somam até o momento 69,5 mil visualizações por parte dos usuários da grande enciclopédia livre da internet.
“São estatísticas muito positivas desse projeto pioneiro no âmbito das Ciências Sociais no Brasil, considerando-se o pouco tempo de desenvolvimento e o fato de que não fizemos uma divulgação ativa do nosso trabalho”, aponta Edney Cielici Dias, coordenador e editor-geral da iniciativa do CEM. “É gratificante constatar o rápido alcance: a partir do momento em que fazemos a intervenção ou criamos um verbete, vinculando-o com verbetes correlatos, o número de acesso se torna expressivo quase que de imediato”, completa.
Thais May Carvalho, da Wikimedia Brasil, ressaltou a contribuição dada pelo CEM para a divulgação científica. “Esperamos que o projeto continue crescendo para aprimorar o conhecimento sobre Ciências Sociais. Os pesquisadores sabem as referências de qualidade, onde pesquisar, quais informações são confiáveis, e o trabalho que estão fazendo é muito importante nesse sentido”, destaca.
O CEM iniciou, em março deste ano, o projeto cooperativo com o Movimento Wikimedia Brasil, organização independente de apoio a projetos da Fundação Wikimedia no país. A fundação, por sua vez, é responsável, em nível mundial, pela Wikipedia, WikiCommons, Wikilivros, Wikidados, Wikiversidade, entre outros. Com a parceria, uma equipe de pesquisadores do CEM passou a atuar na edição e criação de verbetes relacionados às áreas de conhecimento do Centro dentro da Wikipédia em língua portuguesa.
Integram a equipe do projeto CEM Wikipedia Guilherme Minarelli, doutor pelo Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (DCP-FFLCH/USP), Marco Antônio de Paula Filho, doutorando do DCP-FFLCH/USP, Fábia Berlatto, doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Muriel Aronis, mestre em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP) e Miréia Figueiredo, historiadora, jornalista e integrante do Wikimedia Brasil, até pouco tempo atrás conhecido como Wiki Movimento Brasil.
Os primeiros meses de trabalho serviram para a equipe lidar com alguns desafios, como escrever um conteúdo acadêmico em linguagem para leigos, equilibrar a quantidade de intervenção a ser feita em verbetes já prontos, de modo a não desconstruir em excesso o que já foi produzido colaborativamente, as dificuldades impostas na edição de verbetes que não apresentam referências e como lidar com conceitos que são usados por diversas áreas do conhecimento. O conceito de Estado é um exemplo disso, pois a definição para o Direito, as Ciências Sociais, a História e outros campos abrange diversas abordagens e interfaces.
O trabalho em equipe e o aprendizado decorrente sinalizam novas ações do projeto, além da criação/edição de verbetes. “Queremos, agora, fortalecer ainda mais a comunicação entre os verbetes, de forma que remetam a outros conteúdos da Wikimedia. Queremos, no âmbito acadêmico, incentivar o trabalho colaborativo em prol do conhecimento livre e também pavimentar o caminho para ações em outras áreas do universo wiki, como a Wikiversidade e o Wikidata”, conclui Dias.
A página sobre o CEM na Wikipedia está disponível aqui.
As estatísticas estão em https://outreachdashboard.wmflabs.org/campaigns/centro_de_estudos_da_metr%C3%B3pole/overview.
Álbum de fotos da equipe do Projeto CEM na Wikipedia: https://www.flickr.com/photos/centrodeestudosdametropole/albums/72177720327709010.
Sobre o CEM:
Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e, recentemente, também passou a ser um Centro de Pesquisa e Inovação Especial da Universidade de São Paulo (CEPIx-USP). O CEM reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br