O que é o MAPi?
O MAPi é um conjunto de ferramentas pedagógicas que apoia professores da educação básica na prática da formação cidadã crítica de seus alunos. Combinamos recursos digitais e metodológicos para estimular nos jovens a reflexão sobre o território, mapeamento e o direito à cidade.
Nossos objetivos
- Apoiar o trabalho dos professores com ferramentas digitais e metodológicas inovadoras.
- Promover a formação cidadã nas escolas brasileiras.
- Estimular a reflexão crítica e a capacidade de ação dos estudantes sobre seu entorno e sua cidade.
- Ampliar a voz das comunidades escolares no debate sobre políticas públicas urbanas.
- Criar redes de troca de experiências entre escolas e territórios.
- Conectar academia, professores e comunidades escolares em um fluxo contínuo de aprendizado.
O que já fizemos
O MAPi nasceu como uma proposta de inovação educacional e já passou por duas experiências importantes:
MAPi 1
Primeira versão lançada em 18/07/2024, com foco no desenvolvimento de uma ferramenta digital para visualização e análise de dados geoespaciais. O sistema permite a criação de mapas customizáveis pelos professores, revelando padrões e tendências dos fenômenos urbanos.
MAPi 2
A segunda versão do MAPi teve como foco a criação de uma ferramenta de mapeamento colaborativo, fornecendo ferramentas para que alunos possam mapear e qualificar o entorno do território escolar. Essa versão incentivou a reflexão crítica e a articulação da comunidade escolar em torno da defesa de interesses coletivos.
Experiência com escolas piloto
A aplicação do projeto piloto do MAPi marcou a primeira experimentação prática do sistema nas escolas parceiras, com o propósito de testar metodologias, validar os eixos temáticos e compreender como estudantes e professores poderiam atuar juntos no mapeamento do território escolar. Desenvolvido de forma colaborativa, o piloto integrou-se às rotinas pedagógicas, respeitando o ritmo e as especificidades de cada escola, enquanto incentivava o protagonismo e a produção coletiva de conhecimento pelos alunos. Ao longo do processo, cerca de 170 pessoas - entre estudantes e corpo docente - participaram das atividades, que somaram 22 ações, incluindo reuniões, aplicações em sala de aula e saídas a campo. Essa etapa gerou aprendizados significativos sobre o uso do MAPi em contextos educativos, revelando desafios, potencialidades e caminhos para suas próximas implementações.
Depoimentos
Os depoimentos de professores e coordenação pedagógica que participaram do piloto revelam o potencial do MAPi. As falas destacam o despertar de novos olhares sobre o território, o fortalecimento do vínculo com a comunidade escolar e o aprendizado coletivo construído ao longo do processo. Esses relatos mostram como o MAPi pode inspirar práticas pedagógicas mais participativas, críticas e conectadas à realidade local.
“O projeto amplia o olhar deles sobre si mesmos e sobre o lugar onde vivem.” — Coordenador Jefferson - EE Agenor Couto de Magalhães
“O MAPi não é uma coisa a mais. Ele dá caminhos para a gente trabalhar com o que já existe.” — Prof. Lucas - EMEF Francisco Rebolo
“Eles têm uma necessidade grande de aprender a descrever o mundo — precisamos melhorar isso com mais saídas [a campo].” — Prof. Cíntia - EMEF Francisco Rebolo
Próximos passos
Agora, o desafio é integrar e aprimorar as ferramentas já desenvolvidas em parceria com escolas, criando um produto mais completo e focado nas necessidades reais do professor.
Nosso horizonte é a construção da Comunidade MAPi:
- Um espaço de troca de experiências entre docentes;
- Formação continuada em metodologias ativas de cidadania;
- Apoio mútuo e colaboração entre escolas de diferentes regiões;
- Eventos e encontros que fortaleçam práticas inovadoras.
O coração desse projeto será a criação das estratégias didáticas – uma Caixa de Ferramentas da Formação Cidadã Crítica, composto por materiais modulares e interdisciplinares que podem ser adaptados a diferentes idades, contextos e áreas do currículo. As estratégias são estruturadas em quatro eixos:
- Provocar: O que é cidadania e direito à cidade?
- Analisar: Visualize, interprete e critique.
- Mapear: Descreva o mundo e registre.
- Agir: Construa mudanças no território.
Com as estratégias e a comunidade escolar, queremos fortalecer os professores que acreditam no papel da escola como espaço de formação cidadã crítica e participação social.
Convocação para parcerias
O MAPi é um projeto em construção coletiva. Estamos em busca de novas escolas, instituições e organizações parceiras que compartilhem do nosso propósito:
- Escolas que desejam experimentar metodologias de formação cidadã com uso da cartografia.
- Instituições educacionais que apoiam a inovação pedagógica.
- Organizações da sociedade civil e do setor público interessadas em fortalecer a participação social, a educação socioambiental e o direito à cidade.
- Universidades e centros de pesquisa que queiram colaborar na produção e circulação de conhecimento.
Se você acredita que a educação pode transformar comunidades, junte-se ao MAPi e vamos construir juntos ferramentas, experiências e caminhos para uma escola mais cidadã.
CONTATO
EQUIPE MAPi 1
Mariana Giannotti
Professora Titular da Escola Politécnica da USP
Coordenadora da área de Transferência de Tecnologia do Centro de Estudos da Metrópole da USP
Kaue Oliveira Almeida
Coordenador e Desenvolvedor do MAPi no Centro de Estudos da Metrópole da USP
Mestrando em Educação pela UFMG
Luciana Salvarani
Bolsista de Iniciação Científica no Centro de Estudos da Metrópole da USP
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela USP
EQUIPE MAPi 2
Mariana Giannotti
Professora Titular da Escola Politécnica da USP
Coordenadora da área de Transferência de Tecnologia do Centro de Estudos da Metrópole da USP
Kaue Oliveira Almeida
Coordenador e Desenvolvedor do MAPi no Centro de Estudos da Metrópole da USP
Mestrando em Educação pela UFMG
Simon Fan
Diretor de Tecnologia do Instituto ORI:ORO
Mariana Wandarti Clemente
Coordenadora de engajamento no projeto MAPi, através do Centro de Estudos da Metrópole da USP
Graduada em Arquitetura e Urbanismo (USJT) e pós-graduada em Educação Transformadora (PUCRS)
Otavio Monteiro Nagano
Coordenador de design (UX/UI) no projeto MAPi, através do Centro de Estudos da Metrópole da USP.
Graduado em Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP). Sócio-fundador da Oitentaedois.
EQUIPE ATUAL
Mariana Giannotti
Professora Titular da Escola Politécnica da USP
Coordenadora da área de Transferência de Tecnologia do Centro de Estudos da Metrópole da USP
Kaue Oliveira Almeida
Coordenador e Desenvolvedor do MAPi no Centro de Estudos da Metrópole da USP
Mestrando em Educação pela UFMG
Mariana Wandarti Clemente
Coordenadora de engajamento no projeto MAPi (CEM-USP) e coordenadora de projetos na Cidade Ativa
Graduada em Arquitetura e Urbanismo (USJT) e pós-graduada em Educação Transformadora (PUCRS)
Jennifer Barros Xavier
Bolsista de Treinamento Técnico no Centro de Estudos da Metrópole da USP
Arquiteta e Urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
Gabriela Martins de Oliveira
Bolsista de Treinamento Técnico no Centro de Estudos da Metrópole da USP
Graduada em Artes e Humanidades pela Minerva University
Cássio Garboggini Quitério
Bolsista de Treinamento Técnico no Centro de Estudos da Metrópole da USP
Graduado em Sociologia e Ciências Políticas pela Unicamp e Comunicação Social pela Puc Campinas, com especialização em Gestão Cultural (Sesc SP) e Jornalismo Científico e Cultural (Labjor - Unicamp)
Otavio Monteiro Nagano
Coordenador de design (UX/UI) no projeto MAPi, através do Centro de Estudos da Metrópole da USP.
Graduado em Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP). Sócio-fundador da Oitentaedois.



