difusão científica Seminários e Agenda Aula inaugural nas Ciências Sociais com Marta Arretche: A ciência social e as novas gerações
Aula inaugural nas Ciências Sociais com Marta Arretche: A ciência social e as novas gerações
Pesquisadora do CEM Marta Arretche ministra aula inaugural
do curso de Ciências Sociais da FFLCH-USP
"A ciência social e as novas gerações" é o tema a ser abordado pela cientista social
e professora do Departamento de Ciência Política (DCP).
A cientista política Marta Arretche, pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp), ministrará a aula inaugural do curso de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) deste ano. Professora titular do Departamento de Ciência Política (DCP) da unidade, ela apresentará o tema "A ciência social e as novas gerações". A aula será realizada no dia 2 de março, das 17h30 às 19h30, no Auditório 14.
Marta Arretche possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutorado em Ciências Sociais pela mesma universidade, e pós-doutorado no Departamento de Ciência Política do Massachussets Institute of Technology (MIT-EUA). Foi visiting fellow do Departament of Political and Social Sciences, do Instituto Universitário Europeu, em Florença, Itália. Obteve o título de livre docência na USP em 2007, com a tese “A Centralização no Estado Federativo Brasileiro”.
Atualmente, ela é coordenadora geral de Ciências, Humanidades e Artes na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Arretche também é membro do Advisory Board do International Panel for Social Progress e membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Entre 2009 e 2020, foi diretora do CEM, onde atua hoje como pesquisadora principal e coordenadora dos projetos de pesquisa “"Preferências e desigualdade dos cidadãos" e "Avaliação da política de ações afirmativas da USP". Entre 2012 e 2018, foi editora da Brazilian Political Science Review, um dos principais periódicos científicos da área no País. Arretche também foi pró-reitora adjunta de pesquisa da USP no período 2016-2017.
Sua área de pesquisa é a Análise Institucional e Comparada, o que inclui estudos sobre desigualdade, a análise comparada dos Estados federativos e a análise comparada dos sistemas de proteção social. Em sua produção intelectual, ela se destaca como autora e organizadora de diversos livros que são referência em sua área de pesquisa, como: As Políticas da Política: Desigualdades e Inclusão nos Governos PSDB e PT (organizado em co-autoria com Eduardo Marques e Carlos Aurélio Pimenta de Faria, Editora Unesp, 2019); Paths of Inequality in Brazil: a half-century of changes (Springer, 2018), Inequality and Governance in the Metropolis Place Equality Regimes and Fiscal Choices in Eleven Countries (organizado em co-autoria com Jeffrey Sellers, Daniel Kübler e Eran Razin (Palgrave Macmillan, 2017); Trajetórias das Desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos 50 anos (Editora UNESP, 2015); e Democracia, federalismo e centralização no Brasil (Ed. Fiocruz/Ed. FGV/CEM, 2013).
Serviço:
Aula Inaugural do curso de Ciências Sociais da FFLCH-USP: “A ciência social e as novas gerações”
Com: Marta Arretche (CEM e DCP-FFLCH/USP)
Quando: 2 de março
Horário: 17h30
Local: Auditório 14 do Prédio das Ciências Sociais da FFLCH-USP
Endereço: Av. Professor Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária. São Paulo.
Sobre o CEM:
Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e, recentemente, também passou a ser um Centro de Pesquisa e Inovação Especial da Universidade de São Paulo (CEPIx-USP). O CEM reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br



