Lançamento sobre política

Obra organizada pelo pesquisador do CEM/Cebrap, Adrian Gurza Lavalle, O Horizonte da Política, foi lançada em novembro de 2012.

O Horizonte da política: Questões emergentes e agendas de pesquisa, Adrian Gurza Lavalle (org.), Ed. Unesp/CEM/Cebrap, é um retrato da agenda de investigação e dos resultados das pesquisas que animaram as equipes do Centro Brasileiro de Análises e Planejamento (CEBRAP) e do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) ao longo de uma década. Embora cada capítulo possa ser lido separadamente, posto que se dedica a explorar em profundidade um tema central da agenda de debates sobre a política e suas fronteiras, o conjunto pretende apresentar uma contribuição substantiva a esta agenda.

LIvro Horizonte da políticaA unidade de O Horizonte da Política não é resultado apenas do interesse coletivo da equipe de pesquisadores do CEM na potência da atividade política e sua capacidade de produzir decisões que têm impacto sobre o bem-estar dos cidadãos e sobre a mobilização de sujeitos ativos na esfera pública. Sua unidade consiste em pretender apresentar ao leitor interessado nestes assuntos uma contribuição inovadora, seja ela de alcance teórico ou relativa às interpretações dominantes sobre as instituições políticas brasileiras.

Debruçados sobre as transformações que têm marcado a democracia brasileira, os autores reunidos neste livro consideram que o Brasil pode ser considerado um caso crítico, cuja análise permite reformular teorias e interpretações.

Adrian Gurza Lavalle liderou esta iniciativa valiosa de tornar acessíveis os resultados das agendas de pesquisa que animam o CEBRAP e o CEM, bem como as novas perguntas que delas se derivam. Trata-se de trazer ao público o resultado de inúmeros debates internos e de um vibrante esforço de pluralidade metodológica.

Ficha do livro

  • Preço: R$68,00
  • ISBN: 9788539302567
  • Assunto: Política
  • Idioma: Português
  • Formato: 16 x 23
  • Páginas: 400
  • Ano: 2012
  • Acabamento: Brochura com orelhas
  • Peso: 600 g

Sumário

Prólogo – O horizonte da política, Adrian Gurza Lavalle.

Parte I - A política nas instituições políticas,

  1. Que instituições políticas importam e para que importam: lições dos estudos legislativos no Brasil, Argelina Figueiredo e Fernando Limongi.
  2. Descentralização e autonomia: deslocando os termos do debate, Marta Arretche, Daniel Vazquez, Sandra Gomes.
  3. Os desafios da metrópole: desigualdades sociais, Estado e segregação na metrópole, Eduardo Marques, Renata Bichir, Sandra Gomes, Renata Gonçalves, Thais Pavez.
  4. Representação política no Império: crítica à ideia do falseamento institucional, Miriam Dolhnikoff, Francisleide Maia, Hernan Lara Saez, Pedro Paulo Moreira Sales e Vitor Gregório.

Parte II - O político e a política emergente

  1. Para uma Antropologia do Político, Paula Montero, José Maurício Arruti e Cristina Pompa.
  2. A construção política das sociedades civis, Adriana Gurza Lavalle, Peter P. Houtzager e Graziela Castello.
  3. Conexões entre participação, democracia e desenvolvimento investigação dos impactos políticos e distributivos da participação social, Vera Schattan P. Coelho e Arilson Favareto.
  4. Para além da inefetividade da lei: estado de direito, esfera pública e antirracismo, Denílson Werle, Evorah Lusci Cardoso, Feflipe Gonçalves da Silva, Luiz Sérgio Repa, Maíra Rocha Machado, Marta Rocha de Assis Machado, Priscila Spécie, Rúrion Soares Melo e Sérgio Costa.
  5. A democratização do Direito: os dilemas da juridização e o racismo no Brasil, Flávia Portella Püschel, José Rodrigo Rodiguez e Marta Rodriguez de Assis Machado.