Dados de Saúde

O CEM disponibiliza em sua Base de Dados mais uma série de dados sobre internação hospitalar referente ao período 2000-2010.

Integram o projeto Participação e Política de Saúde na Cidade de São Paulo

Elaborado a partir do DataSUS /Ministério da Saúde, o Banco de Dados de Internação Hospitalar do Município de São Paulo - 2000-2010 foi organizado pelos pesquisadores do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), como parte do projeto “Participação e Política de Saúde na Cidade de São Paulo”, coordenado pela pesquisadora Dra. Vera Schattan P. Coelho. O banco é o resultado da sistematização de dados obtidos através do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) que contém informações referentes às internações hospitalares realizadas pelo SUS para pacientes residentes do Município de São Paulo.

Os dados permitem consultas a respeito de todas as internações realizadas pelo SUS no município, bem como o cruzamento com as informações sociais e territoriais sobre o público consumidor dos serviços hospitalares da cidade. São disponibilizadas diversas informações sobre cada internação (inclusive de hospitais conveniados) tais como caracterização do paciente (idade, sexo), da internação (hospital onde foi realizada, especialidade médica, diagnóstico do paciente, data de internação e alta, motivo de cobrança, tempo total de internação) e de faturamento (valores cobrados).

Cabe esclarecer que das categorias disponíveis nos bancos originais foram selecionadas 42 variáveis e excluídas as demais. Foram omitidos todos os campos que permitiriam a identificação dos pacientes e dos gestores responsáveis pelos hospitais. Pelo fato dos pontos no mapa terem sido localizados através do CEP, não é possível identificar o local exato de residência do paciente, mas apenas a rua do domicílio.

As especialidades consideradas foram: Clínica Cirúrgica,Obstetrícia, Clínica Médica, Cuidados Prolongados (Crônicos), Psiquiatria, Pneumologia Sanitária (tisiologia), Pediatria, Reabilitação, Tratamento realizado em Hospital Dia.

Os dados são disponibilizados por ano e acompanham um Dicionário da Base de Dados Geocodificados AIH-SUS 2000-2010.

Os bancos anuais somados contém informações sobre quase 5 milhões de internações que podem ser desagregados ano a ano, subprefeitura de residência do paciente ou ainda de acordo com as demais variáveis disponíveis.

O acesso pode ser feito livremente pelo link do Centro de Estudos da Metrópole, na área de Base de Dados (basta se cadastrar, o acesso é imediato e livre).