Livros Internacionais

Publicados na Alemanha, Reino Unido e México obras de pesquisadores do CEM abordam temas de pesquisas do Centro relacionados ao sistema polí­tico brasileiro, pobreza segregação e redes sociais e políticas públicas.

Neste começo de 2012 pesquisadores do Centro de Estudos da Metrópole estão com novos livros sendo lançados internacionalmente e que abordam a produção mais recente de pesquisas feitas na instituição. Das politische System Brasiliens traz capí­tulos de autoria de Marta Arretche, Fernando Limongi e Argelina Cheibub Figueiredo. El horizonte de la polí­tica. Brasil y la agenda contemporánea de investigación en el debate internacional, organizado por Adrián Gurza Lavalle saiu recentemente no México. E, integra o catálogo da editora no Reino Unido a partir do mês de maio a edição inglesa da obra já disponível no Brasil, Opportunities and Deprivation in the Urban South. Poverty, Segregation and Social Networks in São Paulo, de Eduardo C. L. Marques.

capa_opportunities-deprivation-urban-south.jpg
Reino Unido

Lançado em maio, o livro de Eduardo Marques, Opportunities and Deprivation in the Urban South. Poverty, Segregation and Social Networks in São Paulo, Ashgate, 198 p., é baseado na tese de livre-docência do pesquisador ( no Brasil foi lançado em setembro de 2010 pela Editora Unesp com o título Redes Sociais, Segregação e Pobreza). Opportunities and Deprivation in the Urban South sustenta que a sociabilidade cotidiana e as redes sociais são elementos centrais para uma compreensão da pobreza urbana, valendo-se de pesquisas detalhadas conduzidas em São Paulo e que examinaram as redes sociais de indivíduos identificados como pobres. O livro usa uma abordagem de métodos múltiplos não apenas para verificar a importância das redes sociais, mas também para desvendar os efeitos de redes sociais e segregação e para especificar os mecanismos relacionais e espaciais associados com a produção da pobreza. Consequentemente a obra explora os diferentes tipos existentes de redes sociais entre a população pobre nas metrópoles, as condições que os moldam e os influenciam, as consequências para a produção da pobreza e os mecanismos através dos quais as redes influenciam as condições de vida diárias.

capa_das_politische_system.jpg
Alemanha

A diretora do CEM, Marta Arretche, e os pesquisadores Fernando Limongi e Argelina Cheibub Figueiredo, participam do livro que sai na Alemanha sobre o sistema político brasileiro. O livro Das politische System Brasiliens (O sistema pol�tico do Brasil), de Dana de la Fontaine e Thomas Stehnken (editor), VS VERLAG, 434 páginas, propicia uma introdução à política, economia e sociedade no Brasil, abordando as suas instituições políticas centrais, atores e políticas públicas. Apresenta ainda indagações em especial sobre o desenvolvimento das instituições democráticas desde o fim da ditadura militar em 1985 e o retorno à democracia. Em cada capítulo também traz uma significativa avaliação inicial do governo Lula, em seus muitos aspectos. Integram a publicação, os capítulos de Fernando Limongi e Argelina Cheibub Figueiredo, Politische Institutionen und Performanz der Exekutive in der brasilianischen Demokratie (Instituições Políticas e performance do poder executivo na democracia brasileira) e de Marta Arretche, Föderalismus in Brasilien (Federalismo no Brasil).

no-book-cover.png
México

Lançado no Mexico em 2011, El horizonte de la política. Brasil y la agenda contemporánea de investigación en el debate internacional, organizado por Adrián Gurza Lavalle, Mexico: Ciesas, 2011, 382 p. A publicação está focada nas temáticas da política e em particular nas novas agendas de pesquisa para disputar ou ampliar a sua compreensão. Condensa o trabalho de anos de reflexión e diversas pesquisas realizadas no CEM e no Cebrap e conta com capítulos de pesquisadores do CEM. O livro traz ainda, capítulos de autoria de outros pesquisadores que atuam ou atuaram até recentemente junto ao CEM: Argelina Cheibub Figueiredo e Fernando Limongi (Qué instituciones políticas cuentan y para qué. Lecciones de los estudios legislativos en Brasil); Marta Arretche, Daniel Vazquez e Sandra Gomes (Descentralización y autonomía. Desplazando los términos del debate); Eduardo Marques, Renata Bichir, Sandra Gomes, Renata Gonçalvez e Thais Pavez (Los desafios de la metrópoli. Desigualdades sociales, políticas públicas y segregación); Adrián Gurza Lavalle, Peter P. Houtzager e Graziella Castello (La construcción política de las sociedades civiles); Vera Schattan P. Coelho e Arilson Favareto (Conexiones entre participación, democracia y desarrollo. Investigación de los impactos políticos y distributivos de la participación social).